STI
Tecnologias da Informação
A Secretaria de Tecnologias da Informação foi criada com a finalidade de discutir aspectos de gestão de sistemas e Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto da UFMT.
Google Workspace na UFMT
Para ter acesso à todas as informações, acesse o Manual do Usuário : Google Workspace for Education.
As regras gerais de utilização do serviço estão definidas no Termo de Uso - Google Workspace.
Apresentação
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), está disponibilizando a solução Google Workspace for Education para os técnicos, docentes e alunos, os quais devem possuir vínculo ativo com a instituição para utilizar os serviços.
Sobre o Google Workspace
O Google Workspace for Education é um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google disponível no mundo todo, adaptados para instituições de ensino qualificadas. Viabiliza a colaboração, simplifica o ensino e permite que os estudantes aprendam com segurança. A versão adotada pela UFMT é o Google Workspace for Education Fundamentals, que inclui ferramentas que auxiliam em atividades administrativas, no ensino e no aprendizado.
Aplicativos disponíveis e links de acesso
Contatos
Aplicativo para registro de informações dos contatos (nome,
e-mail, telefone, etc). Os contatos registrados são utilizados nas demais
ferramentas do google.
Agenda
Sua agenda virtual, é possível agendar reuniões (integrado
ao Meet), compromissos e tarefas.
Drive
Nuvem
institucional para armazenar arquivos, imagens, documentos, vídeos etc. Os
arquivos podem ser compartilhados para colaboração.
Documentos
Fazem
parte: o Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários.
Ferramentas de utilização simplificada, contando com vários recursos de
colaboração.
Gmail
Serviço e-mail do Google, que inclui ainda integração com
o Meet e Chat.
Chat
Mensageiro institucional, permite o envio de arquivos e o
agendamento de reuniões com o Meet.
Keep
Aplicativo simples e eficiente para anotações e lembretes.
Meet
Aplicativo para web conferência.
Tarefas
Aplicativo de tarefas vinculado ao Gmail.
Contatos |
Aplicativo para registro de informações dos contatos (nome, e-mail, telefone, etc). Os contatos registrados são utilizados nas demais ferramentas do google. |
Agenda |
Sua agenda virtual, é possível agendar reuniões (integrado ao Meet), compromissos e tarefas. |
Drive |
Nuvem institucional para armazenar arquivos, imagens, documentos, vídeos etc. Os arquivos podem ser compartilhados para colaboração. |
Documentos |
Fazem parte: o Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários. Ferramentas de utilização simplificada, contando com vários recursos de colaboração. |
Gmail |
Serviço e-mail do Google, que inclui ainda integração com o Meet e Chat. |
Chat |
Mensageiro institucional, permite o envio de arquivos e o agendamento de reuniões com o Meet. |
Keep |
Aplicativo simples e eficiente para anotações e lembretes. |
Meet |
Aplicativo para web conferência. |
Tarefas |
Aplicativo de tarefas vinculado ao Gmail. |
Perguntas Frequentes
Quem está apto a ter o e-mail @ufmt.br do Google?
Servidores, alunos e unidades terão acesso ao serviço.
Os serviços de e-mail Roundcube e Openwebmail serão afetados?
Os serviços Roundcube e Openwebmail estão sendo descontinuados, desta forma, informamos que servidores e unidades devem migrar suas contas para o Google.
Como consultar o endereço de e-mail do Google?
A nova conta de e-mail estará disponível para consulta no Perfil do Portal de Sistemas Integrados.
Como é definido o endereço de e-mail no Google?
O nome de usuário do e-mail Google é padronizado (nome + último sobrenome) e definido automaticamente pelo Portal de Sistemas Integrados, visando garantir a unicidade dos nomes de e-mail. É possível vincular um endereço de e-mail já existente @ufmt.br, pelo Portal de Sistemas Integrados. Não é possível vincular e-mails de outros domínios (@gmail.com, @hotmail.com, etc).
O Microsoft Office365 será afetado?
Não. Os serviços do Microsoft Office365 (Teams, Onedrive, Office Online, etc) continuam operando normalmente. O acesso permanece com o mesmo endereço de e-mail e senha já utilizados, ou seja, não é vinculado ao login do Google (Portal de Sistemas Integrados).
Na migração da conta antiga(Roundcube/Openwebmail) para a conta nova Google, será migrada a lista de contatos?
Os contatos não são migrados com as mensagens de e-mail. No entanto, é possível que o usuário realize o backup dos contatos do webmail e importar no Google Workspace.