Com o objetivo de fortalecer as ações de pesquisa da Instituição, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está destinando computadores de última geração para seus laboratórios e espaços de pesquisa de diferentes câmpus. Nesta terça-feira (25), um primeiro grupo de 12 selecionados do Câmpus de Cuiabá participaram da cerimônia de entrega na reitoria.
Os computadores foram entregues por meio da Chamada Interna 01/2022 da Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em resposta a objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2013, que versam sobre a infraestrutura de Pesquisa da UFMT.
“A universidade sem pesquisa ou extensão deixa de ser universidade e um dos nossos planos estratégicos para a valorização da pesquisa é através do reconhecimento do trabalho dos pesquisadores e o fortalecimento de nossos laboratórios”, explicou o reitor da Instituição, Evandro Soares da Silva.
“Essa é mais uma iniciativa para o fortalecimento da pesquisa com recursos próprios da UFMT e esperamos que seja algo que colabore muito com o trabalho de vocês e que isso possa contribuir para nossos indicadores”, completou a vice-reitora, professora Rosaline Lunardi.
O edital foi publicado como cadastro de reserva, tendo classificado 72 propostas para o recebimento dos recursos. Destas, 20 propostas já estão sendo contempladas na primeira chamada, com as 12 de Cuiabá, mais seis máquinas entregues para laboratórios do Câmpus do Araguaia e outras duas que ainda serão destinadas para Sinop.
Durante a entrega, o pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola, explicou como esses investimentos compõem a Política de Pesquisa da UFMT e anunciou a próxima ação da pasta neste sentido. “Estamos finalizando para publicação o edital com a chamada interna para o cadastramento dos laboratório à Rede Multiusuária de Pesquisa da UFMT, uma estratégia para ampliar nosso potencial de pesquisa, atendendo mais usuários da comunidade interna e também demandas da comunidade externa, da iniciativa privada e do poder público”, afirmou.
“Nossa ideia foi distribuir estes recursos da forma mais justa o possível, pois essa é a melhor geração de máquinas que a UFMT já teve. São equipamentos que vão ajudar muito nos laboratórios e valorizar o trabalho dos pesquisadores”, disse o Secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha.
Os novos computadores possuem processadores i7, placa de vídeo dedicada e memória do tipo SSD, configurações importantes para trabalhar com um grande volume de dados. É o caso da professora Bárbara Luísa Corradi Pereira, do departamento de engenharia florestal. “Vamos usar esse equipamento para pesquisas tanto do mestrado, quanto para alunos de Iniciação Científica (IC). Lá já temos três professores do departamento e ainda recebemos de outras unidades, então já trabalhamos em uma rede. Uma das aplicações será em conjunto com nosso scanner de alta resolução, que coleta os dados de plantas e de madeira para nossas pesquisas”, concluiu.
Entrega dos computadores realizada no Câmpus do Araguaia