PROEG
Ensino de Graduação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a instância da administração responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação, pelas políticas do ensino de graduação desde o acesso até a di...
Programa de Residência Pedagógica/PRP
O que é?
O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e busca induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O principal objetivo do Programa de Residência Pedagógica é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. A esse objetivo, associa-se o fortalecimento e a ampliação da relação existente entre a universidade e as escolas públicas de educação básica, necessária para a formação inicial de professores.
No Edital CAPES N. º 24/2022, cuja vigência é de 2022 a 2024, o Projeto Institucional conta com 180 bolsas para estudantes da UFMT, 36 bolsas para preceptores das redes públicas de ensino de Mato Grosso, 12 bolsas para docentes orientadores da UFMT e uma bolsa para coordenador institucional do programa. Ao todo participam 15 cursos de graduação em Licenciatura da UFMT.
Normas vigentes
Objetivos
Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.
A quem se destinam as atividades?
Aos estudantes matriculados em cursos de Licenciatura que fizeram adesão ao programa, concorrendo ao Edital vigente.
Há pagamento de bolsas?
Sim. A bolsa está vinculada à Capes, por meio do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) e o número de bolsas pagas corresponde ao previsto no Edital CAPES N. º 24/2022 e na Portaria CAPES N. º 82/2022.
Qual o valor?
O
Edital em vigência prevê uma bolsa de R$400,00 ao estudante.
Quem pode participar como bolsista?
Os
bolsistas Capes do Programa Residência Pedagógica podem ser estudantes de
cursos de Licenciatura, selecionados por meio de edital, que estejam
frequentando regularmente as aulas a partir da segunda metade do curso ou que
já tenham cumprido, no mínimo, 50% da carga horária da graduação. As regras
mais específicas podem ser visualizadas na Portaria CAPES N. º 82/2022.
Há possibilidade de participar como voluntário?
Sim,
desde que estejam em consonância aos requisitos da Capes apresentados no
Edital. Ressalta-se que tanto o estudante bolsista como o voluntário deverão cumprir
as mesmas obrigações e têm direito a mesma certificação.
Qual a carga horária necessária?
O
programa tem carga horária total, na edição de 2022, de 414 horas, distribuídas
em três módulos de 138 horas cada.
Como participar
Caso seu curso tenha feito adesão ao programa e concorrido ao Edital vigente, a coordenação de curso poderá indicar qual é o docente responsável pela orientação das atividades da Residência Pedagógica no âmbito de sua graduação. De todo modo, os participantes deverão ser selecionados por processo seletivo específico.
Clique aqui para saber quais cursos estão participando do PRP
Para mais informações:
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Coordenação Institucional: Prof. Dr. Frederico Jorge Saad Guirra
Fone:55 (66) 4302-1108 ou (66) 3402-0717
E-mail: prp.proeg@ufmt.br