A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a instância da administração responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação, pelas políticas do ensino de graduação desde o acesso até a di...

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID

O que é??

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, PIBID, foi lançado pela CAPES em 2007 e instituído pelo Decreto nº 7.219 de 2010, no sentido de fomentar a iniciação à docência contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Desde 2008, a UFMT participa do PIBID tendo por base os compromissos firmados pelo seu Plano de Desenvolvimento Institucional, no sentido tanto de cooperar para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio no Estado, quanto de ampliar sua inserção regional nos municípios do Estado.

Nesse contexto, o PIBID da UFMT possui uma história de promoção de ações interdisciplinares, abordagens complementares e transdisciplinares, voltadas à elevação da qualidade das ações acadêmicas relativas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, bem como, ao aperfeiçoamento da formação continuada de professores em colaboração com a rede pública de Educação Básica de Mato Grosso.

No Edital CAPES N.º 23/2022, cuja vigência é de 2022 a 2024, o Projeto Institucional conta com 312 bolsas para estudantes da UFMT, 39 bolsas para supervisores das redes públicas de ensino de Mato Grosso, 13 bolsas para coordenadores de áreas da UFMT e uma bolsa para coordenador institucional do programa. Ao todo participam 14 cursos de graduação em Licenciatura da UFMT. 


Normatização



Objetivos

Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.


Resultado Esperados
Promover a inserção e ambientação dos discentes nas escolas, sempre apoiadas em estudos do contexto social e da realidade escolar no qual o núcleo do PIBID atuará; desenvolver atividades em diferentes espaços e tempos pedagógicos visando atingir níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia, à inovação, à ética profissional, à criatividade e à inventividade do licenciando em formação; garantir processos de formação comprometida pela articulação teoria-prática; garantir condições para a realização de planejamento coletivo em articulação com os projetos das escolas; desenvolver processos de ensino-aprendizagem envolvendo os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular.


A quem se destinam as atividades?

Há uma multiplicidade de atividades desenvolvidas pelo PIBID, assim, há atividades destinadas a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, outras são destinadas à formação de professores das escolas envolvidas, sobretudo, há atividades para os discentes regularmente matriculado nas licenciaturas da UFMT, aos professores e aos Curso proponentes de Subprojetos.


Quem pode participar como bolsista?

Os bolsistas Capes do PIBID podem ser estudantes matriculados em cursos de licenciaturas que fizeram adesão ao programa, concorrendo ao Edital vigente, de modo que poderá participar o discente que ao ingressar no programa tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.


Há possibilidade de participar como voluntário?

Sim, desde que estejam em consonância aos requisitos da Capes apresentados no Edital. Ressalta-se que tanto o estudante bolsista como o voluntário deverão cumprir as mesmas obrigações e receber a mesma certificação.


Qual a carga horária mensal mínima necessária exigida para o discente de iniciação à docência?

30 horas mensais


Há pagamento de bolsas?

Sim. A bolsa está vinculada à Capes, por meio do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) e o número de bolsas pagas corresponde ao previsto no Edital CAPES N.º 23/2022 e na Portaria CAPES N.º 83/2022


Quais os valores das bolsas?

I   -  Iniciação à docência, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais);

II -  Coordenador institucional, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);

III - Coordenador de área, no valor de valor: R$ 2.000,00 (dois mil reais);

IV - Professor supervisor, no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais). 


Como participar?
Será necessário que o curso de licenciatura do discente tenha feito adesão ao programa e concorrido ao Edital vigente, além disso, a coordenação de curso deverá indicar um docente responsável pela coordenação do PIBID no âmbito de sua graduação e que os participantes sejam selecionados por processo seletivo específico.


Clique aqui para saber quais cursos estão participando do PIBID 


Para mais informações:

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID

COORDENADORA INSTITUCIONAL: PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO

E-mail: pibid.proeg@ufmt.br


 


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