AULA DE CAMPO

O que é?

Atividade prática de ensino e aprendizagem desenvolvida em ambiente externo ao Campus Universitário. Essa atividade está prevista em alguns cursos de graduação e faz parte da formação acadêmica/profissional do estudante.

Norma Interna
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 117, DE 02 DE OUTUBRO DE 2014 - Dispõe sobre regulamentação que disciplina as aulas de campo dos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
 
A quem se destinam as atividades?

Estudantes matriculados na disciplina ou no conjunto de disciplinas que prevê aulas de campo e/ou visitas técnicas nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação e do plano de ensino docente.

 

Exigências Institucionais:
  • A execução da atividade está condicionada a inclusão no PPC e plano de ensino docente;  
  • A programação das aulas de campo dos cursos de graduação deverá ser aprovada pelo Colegiado de Curso, homologada pela Congregação do Instituto ou Faculdade e encaminhada à PROEG para análise e demais encaminhamentos;
  • O Protocolo de Segurança de Aula de Campo do Curso de Graduação, necessita estar aprovado pelo Colegiado de Curso e homologado pela Congregação da Faculdade ou Instituto e constante do PPC.
  • Nos casos de viagens previstas para fora do Estado de Mato Grosso, deverá constar a justificativa e o parecer favorável na ata de aprovação do Colegiado de Curso.
Como é o trâmite para Programar Aulas de Campo e/ou Visitas Técnicas?

Docentes: o professor deve planejar as aulas de campo e/ou visitas técnicas previstas em sua (s) disciplina (s) e enviar à Coordenação do Curso de Graduação (GESTORA DAS AULAS DE CAMPO), onde a aula será ministrada. 
 

 Coordenador (a) de Curso:

  • Deve analisar as propostas das aulas de campo enviadas pelos docentes;
  • Gerar processo SEI (Programação de Aulas de Campo – Institutos/Faculdade) com ofício de encaminhamento, compilar os dados em único formulário próprio (PROEG-Programação aula de campo) do SEI e assinar os documentos;
  • Encaminhar a Programação ao Colegiado de Curso para aprovação e, após, à Congregação do Instituto/Faculdade para homologação;
  • Com a documentação comprobatória da aprovação e homologação anexa aos autos, despachar o processo à PROEG para análise e verificação da programação orçamentária.

PROEG: Analisará as aulas de campo recebidas, verificar a programação orçamentária e encaminhá-las aos Setores de Transportes de cada campi para agendamento. 

A Coordenação de Curso deve atentar-se para:
  • A PROEG solicita alguns dias antes do início de cada semestre letivo, via processo SEI, as programações de aulas de campo/visitas técnicas para todo aquele semestre dos cursos de Graduação, bem como estipula prazos para o encaminhamento das mesmas, devidamente documentadas;
  • Esse processo deverá ser reaberto pela Coordenação de Curso sempre que necessário realizar qualquer alteração (cancelamento, reprogramação, inclusão) na programação das aulas de campo encaminhadas inicialmente e solicitá-las via despacho à PROEG e não diretamente ao setor de transporte.
  • Esse processo será válido para todo o ano letivo, onde deverá constar as programações do primeiro e segundo semestres letivos e suas respectivas alterações;
  • O docente responsável pela disciplina não deve encaminhar solicitação de aulas de campo diretamente ao setor de transporte e/ou PROEG;
  • É importante reservar uma cópia da documentação na secretaria do curso;
  • O envio da lista de passageiros, via AVA dos cursos de graduação campi de Cuiabá e Várzea Grande, ao setor de transportes 05 (cinco) dias antes da realização da aula de campo;
  • A participação dos alunos nas aulas de campo conta como frequência regular às aulas, sendo contabilizada para integralização da carga horária da disciplina;
  • A necessidade de informar aos docentes responsáveis pela aula de campo para que elaborem e assinem a lista de presença (com a relação de ausentes e presentes) na referida aula de campo.
 

Auxílio Aula de Campo aos estudantes, diárias aos docentes e motoristas

Para participação e realização das aulas de campo programadas e aprovadas, há possibilidade de solicitação de pagamento de um auxílio aos estudantes e diárias aos docentes e motoristas, quando não se tratar de saídas para os municípios de origem e/ou limítrofes, sem pernoite

Trâmite

        Docentes: Para solicitação do auxílio aula de campo, o docente responsável pela aula deve informar à Coordenação do Curso a relação dos estudantes que participarão da aula, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de início do período da aula de campo.

            Coordenação de Curso:
 - Gerar Lista de estudantes no AVA para pagamento do auxílio aula de campo, onde já constará todos os dados dos estudantes, conforme informado pelos mesmos no SIGA. Será necessário o preenchimento apenas dos dados da viagem e do valor a ser pago, assinar e salvar documento em PDF;
- Gerar processo via SEI (Auxílio Aula de Campo), elaborar e assinar Ofício de encaminhamento, anexar lista gerada no AVA em PDF e encaminhar processo à PROEG para análise e demais encaminhamentos;
- Após, a PROEG solicitará a realização da prestação de contas, que deverá ser feita no mesmo processo e consiste em anexar a lista de presença e, após conferência, despachar à PROEG informando se todos os estudantes que receberam o auxílio aula de campo, estavam presentes na aula;
 - Caso haja estudante que recebeu o auxílio e não participou da aula de campo, é necessário emitir GRU e encaminhá-la por e-mail ao estudante, no mesmo processo, para pagamento em 15 (quinze) dias do valor recebido.
- É necessário ainda, aguardar o prazo de 15 dias para o estudante encaminhar o comprovante de pagamento da Guia à Coordenação de Curso para anexá-la aos autos. Caso isso não ocorra no prazo estipulado, encaminhar o processo à PROEG que encaminhará os autos à CAE, para registro da inadimplência no histórico escolar do estudante;
- Solicitar à Direção do Instituto/Faculdade, via processo SEI, o pagamento de diárias para os servidores (docentes e técnico-administrativos) que participarem da aula de campo, em conformidade com o Decreto Nº 5.992 de 19 de dezembro de 2006.

A         Coordenação de Curso deve atentar-se para:
 - Avisar aos estudantes a necessidade de atualizarem seus dados no SIGA, pois é a partir destes que o formulário para pagamento do auxílio aula de campo é gerado. Não há pagamento de auxílio retroativo por erro ou pela falta de atualização dos dados no SIGA.
 - Os tipos de contas bancárias permitidas para pagamento pela UFMT, são: conta corrente (não pode ser conta salário) de pessoa física, no nome do próprio estudante e individual em qualquer agência bancária (agência física) e Conta poupança, APENAS, na Caixa Econômica Federal.
 - Destacamos também, a importância da lista de presença nas aulas de campo assinada pelo professor responsável, pois esta é um documento necessário para prestação de contas conta do auxílio recebido pelo estudante.
 - O aluno que não devolver o auxílio indevido ficará impedido de colar grau, transferir-se de curso, até que a situação seja regularizada.

Para mais informações:
SUPERVISÃO DE AULAS DE CAMPO
DORIS CRISTINA SILVA
Fone: +55 (65) 3313-7216
E-mail:  aula de campo@ufmt.br

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!