Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania

Líder: Profª. Dra. Tamires Ferreira Coêlho
Vice-Líder: Prof. Dr. Vinícius Souza

Criado em 2018 e formalizado junto ao DGP/CNPq em abril de 2019, o CICLO – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania realiza pesquisas teóricas e empíricas tendo em vista o desenvolvimento do campo da Comunicação e de suas relações interdisciplinares. Coordenado pela Profa. Dra. Tamires Coêlho e com vice-coordenação do Prof. Dr.. Vinicius Souza , o grupo conta ainda, entre seus membros, com outros professores da FCA/UFMT, como Luãn Chagas, também docente no PPGCOM, Nealla Machado, Dôuglas Ferreira e Carlos Augusto da Rocha Júnior, e 20 alunos em nível de graduação e pós-graduação.

Baseando-se em discussões e leituras críticas da contemporaneidade, o CICLO se destaca pela produção de qualidade de seus integrantes e pela articulação desde sua gênese com projetos de colaboração nacional e internacional, a destacar: a) a integração à Rede AMLat (rede temática de cooperação “Comunicação, cidadania, educação e integração”, que envolve diversos países da América Latina); e b) parcerias de projetos com os grupos de pesquisa ALTERJOR/ECA-USP (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo), GRIM/UFC (Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia), PráxisJor/UFC (Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo), ESC/UFF (Ética na Sociedade de Consumo) e MARGEM/UFMG (Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça) e NEMP/CEAM-UnB (Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB).

O CICLO é constituído pelas seguintes linhas: Linha 1 – Crítica da Mídia e Experiências de Consumo; Linha 2 – Processos, práticas e narrativas midiáticas; Linha 3 – Comunicação e Gênero; e Linha 4 – Democracia, Mídia e Política.

Grupo de Pesquisa Mídias Interativas Digitais

Líder: Profa. Dra. Andréa Ferraz Fernandez

Coordenado pela Profª. Dra. Andréa Ferraz Fernandez, o MID – Grupo de Pesquisa Mídias Interativas Digitais nasceu em 2008, vinculado à área de Comunicação e sediado fisicamente na UFMT. Possui perfil interdisciplinar e desenvolve atividades de cunho teórico e pragmático a partir de propostas relacionadas às mídias digitais.

As pesquisas e publicações em andamento e previstas observam: 1) as narrativas e estruturas midiáticas, 2) as interseções entre a comunicação e o poder, 3) formas que assumem a divulgação científica e 4) o campo da economia da cultura; todos eles inter-relacionados com a teoria decolonial cultural.

Atualmente, o Grupo de Pesquisa MID congrega 3 pesquisadores, 7 estudantes – entre graduandos, mestrandos e doutorandos, 1 técnico e 1 colaborador estrangeiro. Também mantém interação ativa com a Facultad de Comunicación de Málaga, na Espanha.

O MID é consitituído por três linhas de pesquisa: Linha 1 – Comunicação e Mediações Culturais;  Linha 2 – Comunicação para Desastre e Risco; Linha 3 –   Narrativas e Estruturas Midiáticas

Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade

Líder: Profa. Dra. Pâmela Craveiro

O OPSlab, o Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade nasceu em 2021 com o objetivo de reunir estudantes e pesquisadores interessados na compreensão sobre os diversos aspectos da relação entre sociedade e comunicação, com ênfase na comunicação publicitária. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, o laboratório desenvolve atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão a fim de contribuir para a produção e o compartilhamento de conhecimentos sobre as práticas comunicacionais enquanto práxis político-pedagógica. Coordenado pela Profa. Dra. Pâmela Craveiro, o grupo conta com a participação do professor da FCA/UFMT Dôuglas Ferreira e de 9 estudantes em nível de graduação e pós-graduação. O site oficial do gru

O OPSlab é constituído das seguintes linhas de pesquisa: Linha 1 – Comunicação, representação e cidadania, Linha 2 – Infâncias, juventudes e comunicação, Linha 3 – Literacia publicitária.

Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais – GECAS

Líder: Profa. Dra. Letícia Xavier de Lemos Capanema (PPGCOM/UFMT)
Vice-líder: Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini (UFMT, UNIC)

O Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais – GECAS está vinculado ao PPGCOM/UFMT e aos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e em Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso. O grupo nasceu em 2019 com a intenção de fortalecer o recém-criado curso de Cinema e Audiovisual e se consolidou após a criação do Mestrado em Comunicação da UFMT. Formalizado no DGP/CNPq em Março de 20201, o GECAS se organiza em torno de duas linhas de pesquisa:

1. Cinema, Audiovisual e Ensino: dedica-se à reflexão sobre o cinema e o audiovisual como recursos para o ensino, bem como sobre as práticas docentes e vivências no ensino de Cinema. Nesta perspectiva, são estudadas as relações e aproximações entre cinema e educação, práticas pedagógicas com o cinema voltadas para a educação básica, como também as destinadas à graduação em Cinema.

2. Poéticas da Imagem e do Som: volta-se sobre a investigação das formas expressivas da imagem, do som e do audiovisual, em seus diversos formatos, buscando uma abordagem crítica de seus aspectos estéticos, narrativos e discursivos, bem como de suas implicações sócio-culturais.

A partir desses eixos orientadores, o GECAS promove o diálogo entre pesquisas de seus integrantes, configurando-se como espaço para trocas e discussões críticas e contextualizadas, visando o enriquecimento e a interlocução entre graduandos, mestrandos, docentes, pesquisadores e realizadores envolvidos nos estudos e na produção audiovisual em sua diversidade, como o cinema (industrial, independente, experimental etc.), o vídeo, a televisão e outros formatos da imagem e do som.