Inscrições para mestrado do PPGCOM/UFMT abrem dia 6 de outubro

São 11 vagas disponíveis, sendo seis para a linha de pesquisa Política e Cidadania, e cinco para Estéticas e Narrativas.

As inscrições para o processo seletivo de turmas regulares para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT), estarão abertas a partir do dia 6 até 18 de outubro. 

Ao todo, são 11 vagas disponíveis, sendo seis para a linha de pesquisa Política e Cidadania, e cinco para Estéticas e Narrativas. O processo de seleção ocorre entre outubro e dezembro deste ano, com previsão de início das aulas a partir de março de 2022. Tudo será feito de forma online em virtude da pandemia de Covid-19.

O candidato deve ficar atento à elaboração do projeto de pesquisa a ser submetido durante a inscrição. É necessário que o projeto esteja alinhado às linhas de pesquisa e aos temas de interesse dos docentes que ofertam as vagas. Além de apresentar a proposta de acordo com a formatação exigida pelo edital. Saiba mais.

“É importante que vocês trabalhem com algo que gostem e se preparem o melhor possível para esse projeto, porque o momento de defesa vai exigir que vocês articulem isso muito bem para a banca, e a gente entenda efetivamente o que vocês querem fazer”, salienta a professora do PPGCOM/UFMT, Tamires Coêlho, sobre as etapas eliminatórias e de classificação durante a live da Comissão de Seleção, realizado pelo projeto extensionista Tornar Comum.

Para a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, conforme regramento do edital, e efetuar o pagamento da taxa de R$ 201,70. O pagamento é feito por meio de boleto bancário emitido no site da Fundação Uniselva, durante o período de inscrições. Já as solicitações de isenção de taxa, para grupos especificados no edital, precisam ser realizadas pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e direcionadas ao PPGCOM. 

Além dos documentos básicos de identificação pessoal, também é preciso apresentar uma cópia do Título de Eleitor acompanhada da Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral, sendo dispensada para estrangeiros, bem como outros documentos, que podem ser verificados no edital.

#EuNoMestrado

Pensando em facilitar o processo de seleção aos possíveis candidatos, o projeto de extensão Tornar Comum, que realiza a comunicação científica do PPGCOM, criou a campanha #EuNoMestrado, com lives, interações nas redes sociais e podcasts especiais.

São seis episódios inéditos do Podcast Conversa de Pesquisa, com os professores do PPGCOM que possuem vagas abertas para orientação no edital de seleção para 2022. Eles apresentam seus projetos de pesquisa atuais e explicam o foco dos estudos. O candidato deve alinhar o seu projeto de pesquisa aos interesses dos docentes para aumentar as chances de ser bem avaliado na seleção. Confira todos os episódios aqui

As lives também trouxeram os professores do Programa para interagir com o público e tirar dúvidas, além de oferecer dicas de preparação para o processo seletivo. A primeira conversa ao vivo mostrou “Como elaborar meu projeto de pesquisa?”, com a participação das professoras Pâmela Craveiro e Letícia Capanema. Entre as dicas mais importantes destaca-se a observação do currículo Lattes dos professores que irão orientá-lo; procurar saber quais pesquisas estão em curso e também fazer uma disciplina como aluno especial para ter contato direto com a dinâmica do mestrado.

A segunda live tratou da segunda etapa do seletivo, em que os candidatos aprovados na fase de projeto serão avaliados pela comissão de seleção em uma arguição oral. Na live “Na hora da entrevista para a seleção, o que é preciso fazer?”, os professores Luãn Chagas e Vinicius Souza deram dicas importantes sobre como obter uma boa performance na hora de responder às perguntas da comissão. Segundo eles, esse é o momento em que o candidato precisa defender o que escreveu, destacando a relevância dele para a sociedade e porque importa para você.

Já a live de encerramento da campanha ressaltou o tema “Saiu o edital: A Comissão de Seleção explica”, em que reuniu os professores do PPGCOM/UFMT, Tamires Coêlho, Thiago Cury e Cristóvão Almeida, com mediação do docente Bruno Araújo. O encontro foi uma oportunidade dos candidatos tirarem suas dúvidas sobre o processo seletivo, esclarecer pontos do edital e receberem dicas valiosas para se prepararem.

Matéria escrita por Rogério Júnior (estudante de graduação em Jornalismo) e editada por Safira Campos (mestranda do PPGCOM), no âmbito do projeto de extensão ‘Tornar Comum: Divulgação de Ciência em Comunicação e Poder’.

Tags