Os meses de outubro e novembro marcam, respectivamente, o momento de atenção à saúde da mulher e do homem quanto ao diagnóstico e prevenção do Câncer de mama e de próstata. Com intuito de auxiliar seus servidores e comunidade, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilizou gratuitamente no Canal do YouTube uma série de vídeos orientativos com profissional da saúde sobre a importância da atividade física e sua relação com a nutrição na prevenção da doença.
A série traz quatro vídeos com média de sete minutos cada, em que o professor da UFMT, Fabrício Voltarelli, da Faculdade de Educação Física, aborda a temática de maneira simples e didática. A campanha integrada é uma realização da Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (Cass) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) em parceria com a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), por meio da TVU.
A coordenadora da Cass, Priscilla Baleroni Cajal, fala sobre a pertinência do assunto tratado na campanha deste ano. “Toda pessoa que, em algum momento da vida, trava a batalha contra um câncer, abdica de uma série de coisas, entre elas acreditar que não pode realizar atividades físicas, ou por acreditar que eles poderão fazer algum mal”, explica, e complementa que as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul integram projeto de Educação em Saúde, componente do Planejamento Estratégico da SGP.
“Essa campanha foi pensada conjuntamente desta vez para mostrarmos, justamente, a importância da atividade física e a relação com a nutrição na melhora do quadro do paciente. Temos o intuito de esclarecer que os exercícios físicos são possíveis sim para esse público que lida com o câncer, com algumas adaptações às necessidades pertinentes”, ressalta, complementando que a atividade física pode trazer bem-estar na condição física e emocional da pessoa.
Saúde e informação na telinha e nas redes
Atuando na pluralidade da difusão do conhecimento desenvolvido na UFMT, a diretora de Produção da TVU, Priscilla Cristina de Andrade Del Llano, conta que essa campanha é a terceira realizada em parceria com a CASS neste ano de 2022. “A toda comunidade interna e externa à UFMT, disponibilizamos inúmeros conteúdos sobre ciência, saúde e demais temáticas pertinentes, como a Campanha Abril Azul, que tratamos da Conscientização sobre o autismo, e o Setembro Amarelo em que abordamos a saúde mental”, ressalta.
A diretora conta ainda que toda a produção realizada envolve equipe da Secomm. “Para difundirmos o ensino, a pesquisa e a extensão realizada na UFMT, contamos com toda a rede de profissionais da Secomm, como a Gerência de Web e Marketing, que atuou e atua na produção dos materiais de identidade visual e artes utilizadas na produção das vinhetas, capas de vídeo, bem como a divulgação nas redes sociais da UFMT”, diz, complementando sobre a produção de material disponível também no portal da UFMT.
Os vídeos também podem ser acessados no canal no Youtube da Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (Cass) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SSP), e da TVU UFMT, da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), que assinam em parceria a realização da Campanha. Estão disponíveis também na rede social Instagram da universidade.
Leia mais
UFMT enfatiza cuidado para garantir prevenção à Covid-19
Estudo desenvolvido na UFMT aborda impactos da Covid Longa