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DATA07 de Abril de 2021

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Institucional

Um ano de atuação do Ambulatório de Colaboradores

Setor focado na comunidade hospitalar

Em 31 de março de 2020, ocorreu a criação do Ambulatório de Covid-19 para Colaboradores do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), sob gestão da Unidade de Infectologia e Dermatologia (UID) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). Ao longo desse período, foram contabilizados 916 casos suspeitos da doença na comunidade hospitalar, 336 confirmados e um óbito – taxa de aproximadamente 0,3%.

À época, o ambulatório foi idealizado simultaneamente com a designação do HUJM como referência de atenção a casos graves de Covid-19 e também, com o estabelecimento do Comitê de Gerenciamento de Crise da Epidemia de Coronavírus (CGCEC), composto por diversos gestores da Instituição. 

O gerente de Atenção à Saúde, Cassiano Moraes Falleiros, reforçou que o monitoramento é extensivo a familiares que estiveram em contato próximo com o colaborador. “Este monitoramento dos casos é extrema relevância, uma vez que o ambulatório passa a segurança necessária para a comunidade hospitalar e seu entorno, como as famílias. Além disso, os protocolos seguem fielmente as orientações das autoridades sanitárias, como a Organização Mundial de Saúde [OMS] e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e sempre em sintonia com a comunidade científica”, atestou.

Na visão do gerente, a multidisciplinaridade é um fator-chave na condução dos processos no Ambulatório de Colaboradores, que, também é uma das características principais do HUJM. “Diversos profissionais, de forma integrada, desenvolveram uma linha de cuidado para monitorar os casos, desde do diagnóstico, tratamentos dos sintomas, monitorar e evolução de cada caso. Esse trabalho integrado é um diferencial para a busca pela excelência, primando pela recuperação e bem-estar integral da comunidade hospitalar”, pontuou. 

O cuidado inicial foi em relação a esclarecimentos e atenção aos colaboradores com sintomas respiratórios, sob a premissa da alta probabilidade de exposição dos profissionais ao vírus.

“Para casos leves, inclui medidas de suporte e conforto, isolamento domiciliar e monitoramento até a alta do isolamento. Para casos graves, deve-se proceder a transferência imediata para um dos leitos destinados ao manejo de Covid-19 do serviço. Os casos com sintomas mais exuberantes ou na presença de comorbidades poderão exigir avaliação laboratorial e radiológica, conforme avaliação clínica”, explicou a coordenadora do NVEH, Rayssa Basílio dos Santos Arantes.

O ambulatório é uma opção de avaliação clínica dos colaboradores, em atuação no ambiente hospitalar (servidores, empregados públicos, terceirizados, estudantes e residentes) que apresentem sintomas respiratórios para que sejam tomadas as condutas oportunas de manejo dos sintomas, notificação e isolamento. Por sua vez, os atendimentos são realizados presencialmente e por telemedicina. No final de 2020, foram realizadas atividades de extensão, como a capacitação aos profissionais para condução de testes RT-PCR em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT), em integração com o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SEGPIT).

“São realizados atendimentos em várias etapas para verificar a confirmação, gravidade e, a partir daí, traçar estratégias para recuperação plena do paciente e mitigar a disseminação do novo coronavírus”, finalizou a coordenadora.

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