Seguem até o dia 12 de março, no link, o prazo para submissão de trabalhos para o 1º Encontro de Ensino de Jornalismo da Região Centro-Oeste (1º Erejor Centro-Oeste). O evento acontece entre os dias 24 e 25 de março, no formato virtual. É uma promoção da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), sediado e organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia.
O tema é O Papel do jornalismo brasileiro na perspectiva do estado democrático de direito: do ensino ao exercício profissional. O professor do curso, integrante da coordenação do evento e diretor regional Centro-Oeste da Abej, Jorge Arlan de Oliveira Pereira, conta que o 1º Erejor é um evento com repercussão nacional.
“Na ideia da UFMT Multicampus, é importante que uma unidade do interior, como Câmpus do Araguaia, seja o protagonista desse evento. Haverá a afirmação de que a qualificação dos cursos da Universidade pode e deve ser transversal em toda a sua estrutura, num exercício político, educacional e também da própria democracia interna”, conta o professor, completando que esse primeiro evento representa uma ação compartilhada entre as instituições de ensino superior nos estudos, reflexões e debates em torno da comunicação e do jornalismo, de modo particular.
O diretor destacou ainda a relevância de reflexões e proposições para o fortalecimento da democracia. “Vivemos no Brasil um momento sensível de nossa história, que a própria democracia foi colocada em risco, fortemente esse estado se deu como consequência da desinformação da sociedade. O tema do encontro já demonstra a oportunidade e relevância em que a UFMT, por meio do curso de Jornalismo, possa assumir a posição para a proposição de ações que se destinem à qualificação do espaço institucional, mas também da qualificação regional, em termos de comunicação”, ressaltou.
Dos formatos de participação
De acordo com a organização do evento, poderão ser submetidos trabalhos exclusivamente no formato “Resumo Expandido", com média de três e cinco páginas. Nesta, é possível apresentar trabalhos na modalidade “Comunicação Científica”, que constitui espaço para reflexões mais teóricas e/ou resultantes de pesquisas científicas, inclusive comunicação de pesquisas em andamento e seus resultados parciais.
Há também a modalidade “Relato de Experiência”, que contempla a apresentação de vivências decorrentes do processo de ensino-aprendizagem ao longo de disciplinas, projetos de pesquisa, projetos de extensão e participações em eventos acadêmicos, envolvendo aspectos como metodologias de ensino, produções laboratoriais, pesquisa na graduação e outros. Como relato de experiência cabe também aquilo que resulte de produção jornalística, na condição de estudante ou de profissional, apontando os seus eventuais vínculos teóricos.
Para ambas as modalidades, a estrutura do texto deve seguir os templates disponíveis no site do evento. Cada professor ou jornalista pode inscrever no máximo um trabalho por Grupo de Pesquisa (GP), sendo Atividade de Extensão, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo, Produção Científica, Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos, Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. As ementas dos GPs e do GT estão disponíveis na página.
A coordenação reforça que, sem prejuízo à apresentação de trabalhos em coautoria com docentes ou jornalistas nos GPs, os estudantes podem inscrever e apresentar os seus trabalhos próprios (resumos expandidos) no Grupo de Trabalho (GT) Pesquisa na Graduação, que será coordenado pela docente Jociene Carla Ferreira Perini.
Todas as informações e links para submissão estão disponíveis na página do evento.