A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre 16 e 20 de novembro, será a sede do XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. A 40ª edição do evento é organizada pelo Instituto de Computação da UFMT em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esse ano é a primeira vez que o evento é realizado em Mato Grosso e, devido a pandemia de Covid-19, também é a primeira que acontecerá de maneira totalmente virtual.
O evento, que é realizado anualmente desde 1980, é o mais importante da área no país e tem o objetivo de integrar a comunidade da Computação do Brasil e promover a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional da Computação e áreas afins.
O tema do CSBC 2020 é “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0”. Desta forma, o evento vai discutir, através da realização de painéis, palestras, videoconferências, workshops, cursos e apresentação de trabalhos, a relação cada vez mais integrada entre seres humanos e máquinas de inteligência artificial, colocando o Homem no centro da discussão.
Para Cristiano Maciel, professor do IC e coordenador geral do CSBC 2020, o evento é importante por englobar as mais diversas áreas de estudo e discussões da Computação. “A Sociedade Brasileira de Computação é a maior sociedade científica da área na América Latina, o que faz com que a gente tenha muitos profissionais da área envolvidos em diferentes discussões. A importância reside justamente nisso, no fato de ser o evento transversal de toda essas áreas, onde são discutidos temas que são caros para área da computação no Brasil”, comenta.
De acordo com o docente, a realização do evento pela primeira vez de maneira completamente virtual é um grande desafio, mas os esforços empreendidos também são oportunidades de aprendizado. “Montar tudo isso para ser executado dentro de uma estrutura virutal é um trabalho excepcional. Mas tem sido possível com a ajuda da UFMT que disponibiliza eu e a professora Eunice Nunes, como coordenadores gerais, para dedicar nosso tempo na organização desse importante evento para comunidade brasileira, com o apoio de muitas pessoas que estão junto conosco realizando o sonho de termos pela primeira vez o CSBC no estado de Mato Grosso”.
Para contornar a realização completamente remota do evento, o congresso utilizará para a realização de todas as suas atividades, um software para simular em um ambiente virtual 3D as instalações da UFMT, campus Cuiabá. “Através desse ambiente, a pessoa vai estar aqui dentro do nosso campus, vai entrar no teatro da UFMT, onde ali vai ter um robô que estará fazendo o credenciamento. Dentro das salas, os participantes vão ter uma visão de como se estivesse em um ambiente físico” conta Maciel.
A programação completa do evento, assim como mais informações, podem ser encontrados no site do evento.
Para os interessados, a inscrição deve ser feita até o dia do evento a partir link.