A Faculdade de Geociências (Fageo) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, sedia o VIII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, evento científico nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia, que reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas interessados em vulcanismo atual e antigo, e em seus recursos minerais associados. A programação teve início nesta segunda-feira (17), e segue até quinta-feira (20), na sede da eduCon FGV, em Cuiabá.
O coordenador do evento, professor Ronaldo Pierosan, conta que o Simpósio já percorreu diversas regiões do país e tem como principal objetivo a troca de conhecimento técnico-científico entre pesquisadores, profissionais, estudantes e comunidade interessada.
“Os temas que estão sendo abordados nesta edição demonstram a vastidão de conhecimento que a vulcanologia pode promover, incluindo apresentações e palestras de pesquisadores e estudantes sobre aspectos acadêmicos do vulcanismo, como petrologia e modelamento, e sobre recursos minerais associados a rochas vulcânicas, como petróleo e gás natural”, diz.
O coordenador destaca ainda as palestras que integram a programação e são conduzidas por Dougal Jerram, pesquisador na Universidade de Oslo, da Noruega, Walter Báez, da Universidad Nacional de Salta, da Argentina, além as atividades de extensão, com exposição de maquetes e amostras de rochas vulcânicas, conduzidas pela professor Carla Barreto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Veja a programação completa e demais informações do evento no site.