A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoverá, na quinta-feira (01 de junho), uma roda de conversa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das 19h. O evento, realizado no Auditório da Pós-graduação da FACC, tem como objetivo difundir conhecimento relevante sobre o transtorno junto à comunidade universitária e à sociedade.
As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita pelo site do evento.
Entre os palestrantes estão a médica psiquiátrica infantil Luana Frick; o professor de psicologia da UFMT Rauni Jandé Roama Alves; o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT, Túlio Adriano Alves Gontijo; e a Terapeuta Ocupacional Brenda Monteiro Maia, da Clínica Raio de Sol.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição complexa de neurodesenvolvimento, na qual algumas funções neurológicas das áreas cerebrais deixaram de se desenvolver adequadamente desde a infância. Adolescentes e adultos com TEA necessitam de acolhimento e compreensão.
Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, em 2004, a cada 150 crianças, 1 era diagnosticada com TEA. Já em 2023, a proporção é de 1 diagnóstico a cada 36 crianças. Esse crescimento expressivo levanta questionamentos sobre se os profissionais de saúde estão mais atentos aos primeiros sinais ou se realmente houve um aumento na ocorrência desse transtorno.