A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor (CASS), em parceria com o curso de Psicologia, unidades vinculadas à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam a pesquisa "Riscos de Adoecimento no Trabalho: um estudo com servidores da UFMT". Podem participar todos os docentes, técnicos administrativos e demais colaboradores que atuam na Universidade. O objetivo da ação é identificar as condições de trabalho e os riscos de adoecimento presentes na Instituição.
“Para propormos ações de saúde, precisamos primeiramente conhecer a realidade sobre o adoecimento no ambiente de trabalho de todos os nossos servidores. O desafio é grande, visto que hoje somos quatro Câmpus no Estado, e mais de três mil colaboradores entre docentes, técnicos administrativos, terceirizados e demais colaboradores”, explica o Secretário da SGP, André Baptista Leite, ressaltando que a parceria com o curso de Psicologia vem de longa data, e que diversas ações já foram desenvolvidas com base nos levantamentos.
O questionário é anônimo e totalmente sigiloso, seguindo as diretrizes éticas de pesquisa. Está dividido em quatro escalas interdependentes que avaliam quatro dimensões da inter-relação trabalho e riscos de adoecimento, sendo: o contexto do trabalho no que diz respeito à organização, condições e relações socioprofissionais; o custo humano no trabalho, relacionado ao custo físico, cognitivo e afetivo;
Há também a avaliação de Indicadores de prazer e sofrimento no trabalho, quanto à realização profissional, liberdade de expressão, esgotamento profissional e falta de reconhecimento, e por último, avalia-se os danos relacionados ao trabalho, quanto aos danos físicos, psicológicos e sociais.
Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora responsável, professora Maria Aparecida Campos, via e-mail cidacampos2010@uol.com.br, ou telefone (11) 98441-4361.