A convite do município de Tesouro (MT), o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa) da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), e o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizaram uma oficina com crianças e adolescentes com a temática preservação e conservação dos corpos hídricos e qualidade da água. A ação aconteceu em alusão à semana do ambiente, que é celebrado no domingo (5).
Thaís Xavier de Melo, Bióloga do Departamento, conta que a atividade foi uma forma de responder aos moradores do município sobre a pesquisa de análise da qualidade da água, da mestranda do PPGRH, Alecsandra Pazza Martarello, sob orientação da professora do Programa, Danila Soares Caixeta. A bióloga conta ainda que a palestra e oficina teve o intuito de gerar identificação das pessoas, em especial os estudantes, sobre a importância da conservação dos ecossistemas aquáticos e sua relação com a vida humana.
“Em virtude de nossa presença realizando coleta da água da cidade para os estudos, os moradores percebem essa movimentação e ficam curiosos. Nosso objetivo foi justamente mostrar à comunidade o que estamos realizando, e chamar atenção para a necessidade de compreender os riscos da poluição das águas, quais são os microorganismo existentes na água, e a nossa relação com esse meio”, disse a pesquisadora, complementando que houve forte participação dos pequeninos que puderam aprender também sobre como a água chega em suas casas, e utilizaram pela primeira vez o microscópio para analisar as amostras coletadas.
As atividades aconteceram na terça-feira (31), nas Escolas Escola Sagrado Coração de Jesus, na Escola Arnaldo Estevão de Figueiredo, e na Escola XV de Outubro.