PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA12 de Janeiro de 2022

UFMT promove projeto para redistribuição de material

Setores da universidade podem solicitar e receber itens ociosos

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Gerência de Patrimônio (GP) e Coordenação de Aquisições e Contratos de Serviços (CACS) da Pró-reitoria Administrativa (Proad) desenvolvem neste ano  uma nova edição do projeto REUSE UFMT. A proposta do projeto é apoiar a redistribuição de materiais permanentes ociosos e em condições de uso para diferentes unidades da instituição. Somente em 24 horas de divulgação o projeto já teve oito itens solicitados e continua em divulgação em diferentes setores da instituição.

A Gerente de Patrimônio da UFMT, Laura Sol, conta que o projeto existe desde 2017. “Embora a redistribuição de bens aconteça desde 2017, esta ação não tinha visibilidade. As solicitações de materiais eram inseridas em uma planilha e assim que houvesse disponibilidade do bem pretendido, encaminhávamos para o setor interessado”, explica Laura Sol. Neste ano, segundo a gerente, a proposta é que o REUSE UFMT tenha maior visibilidade para a distribuição do material.

“No ano de 2021 a Pró-Reitoria Administrativa solicitou que elaborássemos uma maneira mais ágil de divulgação dos bens que estavam disponíveis em nosso depósito, para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso - PDI 2019-2023”, relata a gerente a respeito do sistema atual em que os itens a ser redistribuídos ficam disponíveis em um sistema para acesso dos interessados. Após escolher o item, os responsáveis por cada unidade da universidade encaminham solicitação com as informações do item a ser obtido e da unidade que vai receber o material.

A gerente Laura Sol explica que este ano o REUSE UFMT está próximo do PDI em vigor na UFMT e outras iniciativas desenvolvidas a nível federal. “O objetivo é  racionalizar o uso dos recursos, incentivar o uso eficiente e reduzir o desperdício. Vimos a oportunidade de inserir os materiais permanentes neste contexto. À exemplo do REUSE do Governo Federal, é uma estante virtual, onde os materiais ficam disponíveis e podem ser solicitados por aqueles que dele necessitem”, destaca a Gerente de Patrimônio da UFMT.

Expectativa de alta adesão e liberação rápida

O projeto tem resultados positivos desde o primeiro dia de implantação. “Com apenas 24 horas de sua divulgação, 08 itens já foram solicitados. Esperamos que as unidades comprem a ideia e verifiquem periodicamente os bens ali disponíveis”, pontua a gerente Laura Sol. Ela explica ainda que o sucesso do projeto depende também da renovação dos setores da universidade. “É importante que toda a UFMT participe, promovendo a reestruturação de seus setores e encaminhando à Gerência de Patrimônio os materiais que estiverem ociosos em sua unidade”, analisa.

A liberação dos itens acontece de modo rápido e totalmente on-line. Laura Sol explica que, inclusive, itens podem retornar a busca. “Os itens somente serão liberados para envio à unidade solicitante após o aceite da movimentação no Sistema de Gerenciamento de Bens Patrimoniais – SGBP pela chefia da unidade. Caso o aceite não seja efetuado dentro de 24h, o item retornará ao status de disponível e poderá ser solicitado pelas demais unidades”, finaliza.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT