PORAndré Faust
Jornalista

DATA17 de Abril de 2023

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Institucional

UFMT promove pilotos de Gestão por Competência

Willian Gomes
Propeq foi uma das primeiras unidades no processo gerencial

Com o objetivo de aprimorar sua gestão de recursos humanos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), iniciou a implementação do modelo de Gestão por Competências na Instituição. Uma das primeiras unidades a receber o programa em caráter piloto foi a Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq).

De acordo com o Pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), André Baptista Leite, o modelo de gestão por competências visa a ampliação da visão estratégica em gestão de pessoas por meio da operacionalização do conceito de competências, bem como o desenvolvimento de subsistemas de gestão mais integrados. 

“Os servidores poderão ter o reconhecimento do seu trabalho a partir dos seus perfis profissionais, que poderão auxiliar aos variados processos sucessórios de gestores, além de passar a ter o desenvolvimento contínuo baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo”, completou o pró-reitor.

Nesta fase, a Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH) está se reunindo com os gestores e servidores de unidades para apresentar o projeto e explicar sua dinâmica.

Com os gestores é feita uma entrevista para entender as peculiaridades do setor e as competências consideradas essenciais para a condução dos processos. Os servidores, por sua vez, respondem um questionário elaborado para levantar quais suas competências pertinentes ao trabalho na UFMT.

“Depois de realizar essas etapas na Propeq, fizemos uma reunião de feedback com toda a equipe, que possibilitou ajustes no formulário, tanto quanto sua apresentação quanto ao conteúdo”, explica Jozenes Assunção Nunes, coordenadora da CDH.

Gestão por competência representa vantagens para a UFMT

Em fase piloto da implementação, os  resultados sobre as mudanças ainda estão em fase de consolidação. Para o pró-reitor de Pesquisa, Leandro Battirola, a adoção desse modelo trará diversas vantagens para a Instituição e para os servidores.

“Como gestor, acho que o ponto principal é conhecermos todas as habilidades da equipe e as necessidades envolvidas em cada processo, permitindo que façamos os direcionamentos necessários para que cada um trabalhe onde tem sua formação, suas habilidades, atendendendo tanto as demandas do setor e as aspirações de cada um”, destacou o pró-reitor Leandro Battirola.

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