Nesta quinta-feira (14), a partir das 8h da manhã, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) realiza a I Jornada da Rede Multiusuária de Pesquisa da UFMT no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC), no Campus de Cuiabá, com transmissão ao vivo no YouTube da Propesq. O evento é gratuito e aberto para todos os interessados na temática dos laboratórios multiusuários que representam unidades utilizadas por diferentes áreas.
Atualmente, a Rede Multiusuária da UFMT é composta por 104 laboratórios credenciados, atuando em áreas estratégicas como energias renováveis, agronegócio, recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, ciências da saúde, biotecnologia, entre outras. Esses laboratórios têm como finalidade oferecer serviços e consultorias especializadas, promovendo o uso compartilhado de equipamentos e conhecimentos técnicos. A programação da Jornada contará com mesas temáticas voltadas à discussão dos desafios, oportunidades e estratégias de fomento à pesquisa em ambientes multiusuários.
A Jornada tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o papel estratégico das infraestruturas multiusuárias de pesquisa, fomentando uma reflexão coletiva sobre sua gestão, funcionamento e usos potenciais. A iniciativa também busca alinhar à rede multiusuária da UFMT às diretrizes da Política Institucional de Pesquisa da Universidade, bem como às políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, que priorizam o fortalecimento dessas estruturas. As inscrições estão disponíveis a partir de um formulário de inscrição online.
Na UFMT a Rede Multiusuária de Pesquisa foi instituída por meio da Resolução CONSUNI-UFMT Nº 57, que criou um Comitê Gestor, responsável por analisar e deliberar sobre o credenciamento de laboratórios e acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas dentro da Rede. O modelo tem como foco otimizar o uso de equipamentos e recursos, estimulando a colaboração entre grupos de pesquisa e ampliação de investimentos institucionais. Nesse contexto, este evento fortalecimento da Rede Multiusuária na UFMT representa um momento ímpar para a consolidação da política de pesquisa da Universidade.
Programação completa:
08h - Abertura
08h30 às 11h – Mesa 1: Quando a pesquisa se torna coletiva: do conceito à prática
Professor Alan Costa (Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal Goiano)
Professora Madileine Francely Américo (UFMT/Campus Araguaia)
14h às 17h – Mesa 2: Desafios e possibilidades no fomento à pesquisa
Representantes da Uniselva: Janaína Queiroz e Professor José Jaconias da Silva
Representante da FAPEMAT: Marcos de Sá Fernandes da Silva
Representante do MCTI: Professora Cássia Damiani (docente da UFC e Coordenadora Geral de Articulação e Fomento da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia - SCTA/MCTI)
* Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT.