PORGerência de Imprensa

UFMT participa de videoconferência da Rede Amazônica

Épura integra Rede Amazônica
Épura integra Rede Amazônica Reprodução
Atividade que acontece nesta sexta objetiva nivelar conhecimentos

O Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia (Rede Amazônia) realiza nesta sexta-feira (11), , a partir das 16 horas, horário de Brasília, a sua 5ª videoconferência para compartilhar os conhecimentos de boas práticas de regularização e combate aos conflitos socioambientais sistematizadas a partir da leitura realizada pelas nove coordenações dos Grupos de Trabalho Estaduais na Amazônia Legal, entre eles, o de Mato Grosso, por meio do  Grupo de Pesquisa e Extensão – Estudos de Planejamento Urbano e Regional (ÉPURA), ligado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A atividade é mais um passo importante da rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará, até 2021, com a inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana, prevenção de conflitos de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária nos nove estados amazônicos. Durante a conferência será apresentado o site da Rede, que pode ser acessado pelo endereço www.projetoredeamazonia.com.br.

Esta nova janela de comunicação da Rede Amazônia é uma ferramenta em permanente construção e desconstrução e interligará as instituições federais envolvendo pesquisadores das universidades públicas, gestores públicos de 52 prefeituras municipais e segmentos privados dos nove Estados da Amazônia Legal, além de mais de 500 mil famílias nas comunidades beneficiadas pelo Programa. O site é mais um passo de intercâmbio de informações e de boas práticas fundiárias de combate aos conflitos socioambientais.

A ferramenta integra as demandas estabelecidas junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e à   Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) em consonância com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA). O site foi desenvolvido por Clara Fonseca, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, e por Igor Leão dos Santos, do curso de Engenharia Civil da instituição federal do ensino paraense.

De acordo com Myrian Cardoso, coordenadora da Rede Amazônia, durante a conferência serão conhecidos os perfis dos programas, projetos, quantitativo de disciplinas e quadro de docentes que abordam as temáticas sobre regularização fundiária urbana, prevenção de conflitos e melhorias habitacionais e sanitárias nas universidades que integram a Rede. Serão compartilhados, também, os resultados alcançados em cada território frente aos objetivos traçados desde o início do funcionamento das ações em cada região.

Este cenário global dos Estados, segundo ela, é fundamental para nivelar os conhecimentos dos integrantes da Rede Amazônia sobre a realidade regional e o mapeamento de boas práticas de regularização fundiária, prevenção de conflitos e assistência técnica em habitação. Será possível, ainda conhecer as estruturas administrativas, instrumentos políticos, normativos, técnicos e tecnológicos, além dos fluxos de procedimentos, mecanismos de controle e caracterização da área de intervenção das universidades. “ Estes dados revelarão as capacidades de cada instituição, os seus planejamentos, gestões sobre o ordenamento territorial e as potencialidades de assistência multiprofissional que são fundamentais para implementar os desafios da Rede Amazônia. A expectativa é muito positiva”, avalia Myrian Cardoso.

Com informação de Kid Reis, da assessoria de comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA)

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!