O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, e o deputado federal, Neri Gueller, participaram de uma audiência pública, ontem (30) à tarde, na prefeitura de Lucas do Rio Verde, município localizado a 329 km de Cuiabá. Além do prefeito Miguel Vaz, a reunião de trabalho contou com a participação de vereadores e de representantes da sociedade civil.
Durante a audiência pública, foi discutida a solicitação de implantação de um Câmpus da UFMT no município. Essa é uma antiga demanda da população luverdense que não tem medido esforços para a realização desse sonho. O município possui aproximadamente 10 mil jovens e adultos que concluem o ensino médio e muitos precisam sair da cidade para dar continuidade aos estudos.
“Entendo que a universidade deve estar presente em todo o Estado para atender as especificidades de cada região”, afirmou o reitor Evandro Soares ao falar sobre a solicitação de expansão da UFMT, em Lucas do Rio Verde ,“não somente para atender as demandas locais, mas também para expandir a pesquisa e levar ensino gratuito e de qualidade aos moradores da região”.
O Executivo Municipal reconhece a existência de uma série de requisitos legais para a instalação de uma instituição pública de ensino superior em Lucas do Rio Verde. A Comissão de Implantação da Universidade Pública foi reativada neste mês de agosto para seguir com os trabalhos.
Ontem de manhã, em Sinop, o prefeito Miguel Vaz participou da audiência pública que debateu os projetos de lei de autoria dos senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro propondo a criação da Universidade do Norte de Mato Grosso. O evento reuniu lideranças políticas estaduais, prefeitos e vereadores de municípios da região do médio norte e norte de Mato Grosso.