A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já está com o site do 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT-UFMT) no ar. O site já possui a programação prévia para o evento voltado a estudantes de iniciação científica e tecnológica do ciclo 2024-2025, é aberto à toda a comunidade acadêmica e ao público interessado em ciência, tecnologia e inovação. Este ano o tema é “Desafios e Potencialidades da Pesquisa na Era da Inteligência Artificial”.
A proposta do evento é de propor reflexões sobre como a IA pode impactar a produção científica – acelerando descobertas, aprimorando métodos e ampliando o acesso ao conhecimento –, sem perder de vista a responsabilidade ética e social da pesquisa. “Temos muitas novidades esse ano para o Seminário. É um momento festivo para a universidade, que reconhece, dá visibilidade e promove a socialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Bruno Araújo.
Entre as atividades do evento estão apresentações de trabalho de iniciação científica, o seminário contará com mesas de debate, atividades formativas e duas premiações; Prêmio Severino Meirelles e Prêmio Candida Soares de Divulgação Científica. O Prêmio Severino Meirelles busca reconhecer a excelência das pesquisas realizadas por estudantes no âmbito da iniciação científica e tecnológica. Cada orientador poderá indicar um estudante orientando para concorrer, e os vencedores receberão certificado, troféu e valor equivalente a duas bolsas de iniciação científica.
O Prêmio Candida Soares de Divulgação Científica é voltado para ações de popularização da ciência, contempla sete categorias: animação científica, vídeo curto, texto de divulgação, podcast/videocast, infográfico, oficina/atividade pública, carrossel informativo e jogo (físico ou digital). As inscrições vão até o dia 8 de outubro, pelos próprios estudantes com regulamento e formulário de inscrição já disponíveis.
Com informações da PROPESQ. Veja mais