A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, a partir desta quinta-feira (10) às 19h, o programa virtual “Conexão 50: Extensão Viva”. A iniciativa visa reunir as coordenações de projetos de extensão em uma série de encontros virtuais para a troca de experiências e conhecimentos, com o objetivo de divulgar as atividades de extensão desenvolvidas pela Universidade junto às comunidades mato-grossenses.
O “Conexão 50: Extensão Viva” integra o grupo de ações em comemoração
aos 50 anos da UFMT e constitui parte da pré-programação do XI Seminário
Regional de Extensão
Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX) e
da XI Mostra de Extensão, que ocorrem no período de 4 a 6 de novembro.
“A intenção é mostrar ao público externo as ações de extensão realizadas
pela Universidade. A pandemia trouxe várias consequências para as
pessoas, no âmbito econômico, social, político e cultural, várias são as
mudanças de como agir e planejar as ações nestes tempos e como nos
organizar para o futuro, que ainda é muito incerto. Assim, a Extensão em
harmonia com o ensino e a pesquisa propõe ações voltadas para o
combate, prevenção, monitoramento e segurança das pessoas nos mais
diversos contextos em que estão inseridos, seja em hospitais, postos de
saúde, escolas, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas,
rurais, urbanas e ribeirinhos do estado de Mato Grosso, explica a
coordenadora de extensão, Sandra Jung de Mattos.
Os eventos serão quinzenais, sempre às quintas-feiras e com temáticas diversificadas, por meio do canal no YouTube Extensão UFMT em Rede. Para iniciar a programação, o tema desta semana é “Ondas do conhecimento: extensões sonoras da UFMT”, com a participação da coordenadora de extensão, Sandra Jung de Mattos, da professora do curso de Geografia e coordenadora do projeto “Podcast Geografia pra que(m)?”, Márcia Alves, da professora do curso de Cinema e Audiovisual e coordenadora do projeto “ÁudioZap Povos
da terra”, Andrea Ferraz Fernandez, e do professor do curso de Jornalismo e coordenador dos projetos “Vida em quarentena” e “Podcast Recoopsol”, Luãn Chagas.
A roda de conversa será mediada pela professora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), Letícia Capanema. Para a docente, a atuação da extensão tem um formato variado e plural, isso facilita a adaptação durante o período de pandemia e destaca sua importância para a sociedade mato-grossense. “Muito projetos nasceram durante o atual contexto, com o sentido de contribuir no combate à crise sanitária e os problemas consequentes. Eu acredito que ela ganha força neste período de pandemia, é como se a Universidade, através da extensão, pudesse fazer uma contribuição mais direta por meio de inúmeros projetos. Há iniciativas que não lidam diretamente com área da saúde, mas que também são extremamente importantes, exemplos de ações da área da cultura e da informação. Nós temos uma epidemia de um vírus, mas também de informações falsas, e neste momento é muito importante ter ações, mecanismos e atividades de esclarecimento”, afirma.
Os encontros se estendem até o 50º aniversário da UFMT, em busca de enfatizar a importância da Extensão na vivência acadêmica e possibilitar um espaço para divulgação das atividades desenvolvidas.