Com o mercado das startups bastante dinâmico e cada vez mais desafiador, a Incubadora Priante, vinculada ao Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está atenta às oportunidades. O Escritório abre os editais dos Programas de Pré-Incubação, para ajudar quem deseja desenvolver uma ideia, e o edital do Programa de Incubação, voltado ao desenvolvimento do empreendimento. Ambos são abertos a toda sociedade e recebem propostas durante todo esse ano.
A Gerente de Empreendedorismo, Incubação e Propriedade Intelectual do EIT, Patrícia Cristiane de Souza, explica que o Programa de Pré-Incubação tem duração máxima de seis meses. “Como principal foco a pré-incubação visa auxiliar os empreendedores a validar e qualificar a ideia de negócios para ingressar no mecanismo de incubação. É analisado o perfil dos empreendedores, e a viabilidade técnica e econômica do negócio”, complementa.
No Programa de Incubação a duração é de até dois anos, prorrogável por mais um ano. Patrícia Cristiane de Souza comenta que o principal foco deste é auxiliar os empreendedores no desenvolvimento da sua Startup. “Conforme Regimento da Incubadora Priante, este Programa compreende quatro etapas: planejamento, qualificação, assessoria/consultoria e monitoramento. Cada etapa está estruturada nos cinco eixos da metodologia CERNE, desenvolvida pela Anprotec”, explica a gerente.
O Programa de Incubação não exige um processo rígido de cumprimento das etapas de forma sequencial. De acordo com Patrícia Cristiane de Souza uma vez que cada Startup participante do Programa pode estar em fase diferente de desenvolvimento, é possível que a Incubadora Priante faça o apoio em momentos distintos. A gerente salienta que há de considerar a área de atuação dessas propostas, em que podem existir necessidades específicas.
Em relação aos programas realizados em 2020 e 2021, as empresas Mirar Arquitetura e a Film Join foram certificadas no Programa de Pré-Incubação, e agora seguem no Programa de Incubação, juntamente com a empresa Osíris Agtech.
Maior alcance
Além dos editais de Pré-Incubação e Incubação abertos, a Priante tem como meta para esse ano o aumento da visibilidade e alcance da Incubadora. “Pretendemos também, por meio dos pontos focais do EIT nos Câmpus da UFMT, fazer chegar a Incubadora não só para a comunidade acadêmica mas para toda a sociedade”, conta Patrícia Cristiane de Souza.
Ao lado da Patrícia Cristiane de Souza, a Priante conta com o apoio de toda a equipe do EIT, e ainda conta com diversos colaboradores, como os servidores da UFMT, Comitê Cinova e demais atores do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso, o Parque Tecnológico, Sebrae, redes de Startups, Fapemat e demais.