Ocorreu, na manhã desta terça-feira (1º), o anúncio da retomada das obras do novo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), próximo ao município de Santo Antônio de Leverger, pelo governo do Estado de Mato Grosso. Com prazo de conclusão estabelecido em 36 meses, a Ordem de Serviço foi entregue ao consórcio Jota Ele – MBM, vencedor do processo licitatório, e o contrato, assinado na solenidade.
A nova unidade hospitalar contará com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso e 63 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 25 para adultos, 18 pediátricos e 20 para atendimento neonatal. Além disso, a infraestrutura total também abrange 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem e outras 53 salas administrativas.
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a articulação constante com o governo estadual (administração central e secretarias) e a bancada federal (Câmara e Senado) e reforçou a premissa do HU, que é aliar o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão à assistência integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Desde o início do empreendimento, a UFMT sempre esteve empenhada, constante e consistentemente, em meio a inúmeros desafios, para a conclusão deste novo espaço”, pontuou.
Na ocasião, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, salientou que a retomada das obras (paradas desde 2013) representam uma oportunidade de virada de página. “Esta retomada simboliza um projeto-chave na esfera da Saúde no Estado, que também engloba a construção do Hospital Central [também retomada recentemente] e três regionais em outras cidades estratégicas. Este será um projeto de importância considerável para Mato Grosso e outros estados”, afirmou.
Por sua vez, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira, enalteceu a parceria com a UFMT. “A Universidade sempre esteve presente, atuante, conferindo todas as condições para o início e prosseguimento. Os critérios na licitação e nova contratação foram baseados em técnica e preço, com leitura minuciosa de cerca de duas mil páginas de cada proposta, acompanhada do suporte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com total transparência em todas as etapas”, rememorou.
Para a superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), professora Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, o novo equipamento confere melhorias na esfera de Ensino, Pesquisa e Assistência. “Com o novo HU, a perspectiva é de ampliação, qualitativa e quantitativa, para os campos de estágio e residência, que irá beneficiar a comunidade hospitalar – profissionais, técnicos e pacientes”, disse.
No dispositivo de abertura, o senador, Wellington Fagundes, o deputado federal, Dr. Leonardo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, e o deputado estadual, Allan Kardec, foram unânimes em reforçar que o novo HU representa uma conquista em prol da saúde da sociedade mato-grossense, além de um incremento para a pesquisa e inovação, assim como enalteceram o empenho da UFMT ao longo de todo o processo histórico da obra.
Pela UFMT, estiveram presentes a vice-reitora, professora Rosaline Lunardi, a diretora da Faculdade de Medicina (FM), professora Bianca Borsatto Galera, o secretário de Infraestrutura, Adriano Aparecido de Oliveira, e de Comunicação e Multimeios, Maria Selma Alves. Os demais representantes do HUJM foram a gerente Administrativa, Valéria Calmon Cerisara e o gerente de Atenção à Saúde, Cassiano Moraes Falleiros.