Nesta terça-feira (31) a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Abrigo Bom Jesus deram um passo importante para a construção de parcerias para estudantes da universidade atuarem em diversas áreas da instituição de longa permanência. A vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi e o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Adelmo Carvalho, lideraram a equipe recebida pelos gestores do abrigo em uma visita. Atualmente o Abrigo Bom Jesus já tem uma parceria com a Orquestra Sinfônica da UFMT para arrecadação de alimentos no espetáculo que acontece em 05 de junho.
A vice-reitora destacou que há um horizonte de parcerias a serem estreitadas entre as duas instituições. “Esta instituição sempre traz muitas possibilidades de colaboração porque há uma necessidade de orientações técnicas que a universidade pode fazer com bastante tranquilidade. São parcerias para atender diretamente aos usuários. Eu vejo como grande possibilidade na área de saúde, educação, arquitetura e agronomia”, pontuou a professora Rosaline Rocha Lunardi. De acordo com a vice-reitora, a visita ajuda a articular ações integradas entre as instituições e setores.
Sobre a construção das parcerias, o pró-reitor de Ensino de Graduação defendeu que o trabalho faz parte da política desenvolvida pela UFMT. “É mais uma das políticas da UFMT com o estabelecimento de acordos e parcerias técnicas com instituições públicas ou filantrópicas do Estado de Mato Grosso. Agora estamos estreitando acordos de cooperação com o Abrigo Bom Jesus e a nossa intenção é ofertar parcerias com todas as áreas da universidade”, disse o professor Adelmo Carvalho sobre parcerias que podem acontecer nas áreas de saúde, assistência social, agrárias e administração.
Possibilidades de parceria são multidisciplinares
Para a presidente da Comissão Permanente em Saúde, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Elizete Duarte, há horizontes de parcerias no que se refere a estágios e pesquisas. “O Abrigo Bom Jesus me parece ser um espaço privilegiado para parcerias no desenvolvimento de estágios, pesquisas e projetos de extensão, não só nos cursos da área de saúde como também dos cursos que a universidade oferta em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, o que interessante para a formação dos nossos profissionais”, ressaltou.
Carlos Dorileo, presidente da Fundação Abrigo do Bom Jesus, exaltou a integração com a UFMT principalmente com a universidade, avançando para o espaço de longa permanência. “Vivemos de ajuda da sociedade. Manter uma casa como esta com quase 100 acolhidos precisa de refeições, limpeza, o que demanda muitos recursos. Precisamos de profissionais, como os que a universidade está trazendo para cá a fim de melhorar a qualidade vida com os idosos. Melhorar a qualidade de vida dos nossos acolhidos é o mais importante”, comentou o presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus.
Participaram também da visita professoras de diferentes áreas da UFMT, como Francine Nesello Melanda, de Saúde Coletiva; Lorena Barbosa Ferreira, de Nutrição e Jocilene Miraveti, de Enfermagem.