O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, doou 2.500 exemplares impressos do livro “Coronavírus”, realizado pelo projeto de extensão MT Ciência, do Câmpus de Sinop à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O montante é metade da tiragem realizada pela EdUFMT. A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (22), na sede da Secretaria e também estreitou contatos para que a Universidade seja parceira da Seduc no desenvolvimento de suas atividades.
“Essa foi uma reunião de certa forma atípica porque normalmente vamos até a Seduc para pedir recursos. Desta vez, a Universidade foi fazer seu papel social, oferecendo à Secretaria o conhecimento produzido na UFMT pelos professores dos Câmpus de Sinop e publicado por meio da Editora”, afirmou o reitor.
Rosa Maria Araujo Luzardo, secretária adjunta de gestão educacional da Secretaria, pontuou que o livro traz informações diretas sobre o coronavírus e a qualidade do conteúdo do material. Já o secretário adjunto executivo da Seduc, Alan Resende Porto, agradeceu a parceria com a UFMT e destacou que a obra permite que um conteúdo complexo do ponto de vista científico seja transmitido de modo simples e acessível às crianças.
Pela UFMT, também participaram da reunião o coordenador da EdUFMT, professor Francisco Xavier Freire Rodrigues, que informou a doação de exemplares da obra aos hospitais de Cuiabá e o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Renilson Rosa Ribeiro.
“Coronavírus” integra a linha “Pequenos Cientistas” de publicações do MT Ciência e já ganhou versão em inglês, espanhol e Libras. Além desta obra, há publicações nas séries Entomologia, Mundo Invisível e Eu e o Outro, que abordam, dentre outros, as bactérias, os mosquitos, percevejos, besouros e a educação de trânsito. Os livros digitais podem ser acessados na página do projeto de extensão ou no site da EdUFMT.
Parcerias
O reitor contou que, além da doação das obras, que já foram entregues na Seduc, o encontrou também permitiu a oportunidade da UFMT ser parceiras em outras iniciativas, incluindo a disponibilidade das obras digitais produzidas pelo MT Ciência dentro da plataforma de educação desenvolvida pela Seduc. O reitor deixou à disposição o Escritório de Projetos e Processos (EPP), caso a Secretaria necessite desenvolver planejamentos estratégicos. “No entanto, a parceria mais urgente é no sentido de desenvolvermos uma campanha contra as queimadas no ambiente urbano e rural. Também discutimos questões de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para que todos possamos dar acesso à educação e à cidadania à toda população mato-grossense”, finalizou o reitor.