Desde esta quarta-feira (20), os discentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) podem utilizar, com seu e-mail institucional, os serviços do Google Workspace, como: Agenda, Documentos, Keep, Chat, Tarefas, Earth, Maps e Meet.
A primeira fase da implantação, realizada em junho deste ano, contemplou servidores, unidades acadêmicas e administrativas. Contudo, por meio de um acordo mediado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e com o apoio da reitoria, a liberação para esse novo público da comunidade acadêmica marca a segunda fase de implantação desse projeto, totalizando 17.897 mil contas de alunos.
Dessa forma, com esse projeto de modernização, além de permitir o uso dos serviços do Google Workspace, para fins acadêmicos, os discentes que possuem vínculo ativo com a instituição contarão com um e-mail seguindo o padrão nome.sobrenome@sou.ufmt.br. O endereço está disponível para consulta no perfil do Portal de Sistemas, a senha de acesso ao Google é a mesma utilizada para acesso ao Portal de Sistemas.
Antes, o serviço de webmail era disponibilizado através da solução Roundcube e seguindo o padrão usuário12345@estudante.ufmt.br. A partir da disponibilização da nova plataforma de serviços no Google, as contas Roundcube serão descontinuadas. Porém, para os alunos que já possuem e-mail do Roundcube o endereço antigo está vinculado ao novo endereço do Gmail, tornando-se uma única conta na plataforma Google Workspace.
As mensagens não serão migradas do Roundcube para o Gmail. No entanto, o acesso para consulta ao Roundcube ficará disponível até 20 de novembro.
Drive
O Drive para discentes é limitado. Por isso, a utilização do espaço é restrita à utilização de arquivos compartilhados em outras contas, com o objetivo de evitar abusos. Neste sentido, é vedado aos usuários o armazenamento ou disseminação de qualquer conteúdo, informação ou dado que contenha material pessoal, restrito, sigiloso ou que viole a Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei de Direitos Autorais e demais leis ou normas infralegais.
Está disponível para consulta o Manual do Usuário: Google Workspace for Education no site do Google Workspace na UFMT.
Para mais informações, acesse o site da STI ou envie um chamado na Central de Serviços da STI.