Com intuito de dar seguimento ao planejamento do novo Hospital Universitário, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu na tarde desta segunda-feira (29), em seu gabinete, a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Suelen Danielen Alliend, para iniciar as discussões sobre as parcerias para os serviços e atendimentos dessa nova unidade de saúde no estado.
Para o reitor, esse encontro com o município é uma ação necessária na concepção desse novo hospital universitário. “Analiso como positivo o encontro, pois falamos de demandas sérias na saúde, e promover essa rede de cooperação é de suma importância para o cidadão. O novo hospital deve ser entregue no final de 2024, e já para 2025 teremos um planejamento de médio prazo para colocá-lo em atividade junto ao município e outros entes, pactuando via Sistema Único de Saúde (SUS), para que a UFMT e todos os parceiros envolvidos possam atender toda população”, explicou.
A secretária municipal de saúde também destacou a importância desse momento. “Esse encontro foi muito importante para definirmos a rede de saúde de Cuiabá e o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), que é um grande parceiro em especialidades que não temos no município e no Estado. Ele tem uma característica, principalmente a rede materno e infantil e no cuidado a pacientes com doenças raras”, disse complementando que a Secretaria tem essas e outras demandas e que a perspectiva é que esse hospital atenda com a nova estrutura.
A secretaria contou ainda que a UFMT receberá protocolo de intenção e contratualização para ampliação desses serviços junto ao novo hospital. “Hoje temos uma demanda reprimida grande em Cuiabá e no estado. Estaremos chamando os outros entes para participar também desse cofinanciamento, como o governo federal, estadual e municipal”, explicou.
Também presente na reunião, a superintendente do HUJM, professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, contou que uma das expectativas para esse novo hospital é conseguir proporcionar uma melhora nos campos de estágio para os cursos da universidade na formação dos especialistas que o estado e o município precisam. “Essa parceria, essa proximidade da Universidade, do HUJM e secretaria municipal da saúde é importante para organização não só do município, mas do estado e para a formação dos alunos Esse é um documento necessário para dar andamento não só à construção mas à viabilidade desse novo hospital entrar em funcionamento no espaço mais curto de tempo possível”, finalizou.
A nova unidade hospitalar contará com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso e 63 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 25 para adultos, 18 pediátricos e 20 para atendimento neonatal. Além disso, a infraestrutura total também abrange 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem e outras 53 salas administrativas.
Também estiveram presentes a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, servidores da Secretaria e do HUJM.