PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA14 de Fevereiro de 2022

COMPARTILHE

Institucional

UFMT debate retorno às aulas presenciais

Oportunidade permitiu esclarecimento de dúvidas dos estudantes

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou do debate sobre o retorno das aulas presenciais na Universidade, ocorrido no sábado (12), organizado pela União Estadual dos Estudantes (UEE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) Cuiabá e Várzea Grande, Centros Acadêmicos (CAs) e estudantes da instituição. Na oportunidade, os pró-reitores de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva, e de Assistência Estudantil, professora Lisiane Pereira de Jesus, prestaram os esclarecimentos necessários.

Na área da assistência estudantil, a professora Lisiane Pereira de Jesus prestou os seguintes esclarecimentos:

Como será a distribuição de máscaras e álcool em gel para os estudantes?

Segundo o Plano de Retorno às Atividades Presenciais na UFMT, em tramitação no Conselho Universitário (Consuni), está previsto a distribuição de quatro máscaras para cada estudante da Assistência Estudantil. Elas já foram adquiridas e serão distribuídas pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) assim que as aulas retornarem. Com relação ao álcool em gel, a Universidade produz um certo quantitativo e adquiriu um volume maior para atender toda a instituição abastecendo os dispensers instalados em vários prédios da UFMT.

Como está o planejamento de cuidados biossanitários nas casas estudantis?

A Comissão Interna de Biossegurança (CIB/Prae) foi instituída em cinco de março de 2021, por meio da Portaria PRAE 04/2021, e é constituída por três profissionais de Enfermagem e um estudante do curso de Saúde Coletiva. Elaborou o “Guia de Biossegurança da Casa Estudantil”, com 17 páginas, com vistas a garantir a segurança dos moradores e o “Guia de Biossegurança da PRAE”, com 16 páginas, direcionado à segurança dos servidores, ambos digitais. A Comissão elaborou flyers orientativos sobre as medidas de biossegurança a serem adotadas durante a pandemia, e é consultada para todas as questões envolvendo a saúde dos servidores e moradores das Casas dos Estudantes Universitários (CEUs), prestando esclarecimentos e orientações; e realiza reuniões virtuais com os estudantes para orientações durante a pandemia, inclusive nos casos de adoecimento de algum morador.

Como será feito o pagamento dos auxílios e benefícios neste retorno, principalmente de moradia e alimentação?

Importante ressaltar que, em 2021, a Prae não reduziu nenhum auxílio para os estudantes assistidos. Pelo contrário, em razão da pandemia implementou novos auxílios para garantir a permanência dos estudantes durante o ensino remoto. Foram implementados os auxílios suplementares de alimentação e apoio emergencial alimentação, em função do fechamento do Restaurante Universitário (RU), e implementou vários auxílios para inclusão digital para dar suporte aos estudantes durante o ensino remoto, como empréstimo de equipamentos, concessão de chips para acesso à internet e auxílio apoio internet para que os estudantes pudessem contratar um plano de internet. Em 2022, apesar da diminuição crescente do recurso Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a Prae já se planejou para manutenção dos principais auxílios que regem a assistência estudantil, ou seja, auxílio permanência, moradia e alimentação. Além disso, dará continuidade às ações voltadas  à saúde mental dos estudantes, como Acolhimento e Orientação Psicológica online, além das ações voltadas ao acompanhamento acadêmico, como a Oficina de Competências Acadêmicas e o Acompanhamento com o Serviço Social, reforçando o compromisso da Prae com a formação acadêmico-profissional, humana e sociocultural, em articulação com as demais instâncias da Universidade, sendo propulsora de programas, ações e projetos voltados à melhoria de qualidade de vida discente e apoio a estudantes em condições socioeconômicas, culturais e de aprendizagem, diferenciadas e/ou desfavoráveis, que possam impactar em sua formação.

Já na área de ensino de graduação foram prestados os seguintes esclarecimentos pelo professor Adelmo Carvalho da Silva.

Data do retorno presencial para a realização das atividades de ensino na UFMT

Conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o retorno presencial para realização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFMT, se as condições sanitárias permitirem, está com data prevista para o dia 11 de abril de 2022, início do semestre letivo 2021/2 para os cursos de graduação da UFMT.

Condições de infraestrutura da UFMT para realização efetiva do retorno às atividades de ensino na UFMT com segurança

Foi esclarecido que a gestão superior manteve a conservação dos serviços essenciais na universidade e, que, com a previsão do retorno presencial efetivo na UFMT no mês de abril de 2022, está trabalhando para atender as demandas de serviços de cada setor/unidade (limpeza, organização dos espaços físicos para desenvolvimento de atividades laborais dos servidores e recepção dos discentes e docentes, quando do retorno presencial na UFMT). O plano de ação tem como objetivo atender às demandas de infraestrutura até a data prevista para o retorno presencial na UFMT.

Finalização da reforma do Restaurante Universitário e organização espacial para garantia do distanciamento social

Foi esclarecido que, conforme o Plano de Trabalho/Manutenção da UFMT, os RUs de Cuiabá e dos Câmpus do Araguaia e de Sinop estarão prontos para receber e atender os estudantes com segurança sanitária e qualidade de serviço na data prevista para o retorno presencial (11/04/2022). A universidade informará aos estudantes quanto ao atendimento nos Restaurantes Universitários (rodízios de horário para atendimento à comunidade universitária).

Exigência do Cartão Vacinal para a Comunidade Acadêmica

A UFMT seguirá as diretrizes do Plano de Ação para realização das atividades presenciais, elaborado em parceria com a representação dos estudantes do Consepe e Consuni, aprovado no Consepe e em pauta para deliberação do Consuni. O Plano dispõe sobre a organização institucional para a realização das atividades presenciais dos servidores, discentes e pessoal terceirizado da instituição, a serem observados durante o período de pandemia em decorrência da Covid-19. A Comissão, em reunião realizada no dia quatro de fevereiro de 2022, com representante discente, deliberou sobre a obrigatoriedade da comprovação do Cartão Vacinal contra a Covid-19, esquema completo, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), para o acesso às dependências físicas (edificações) da UFMT. O exposto aplica-se aos discentes (graduação, pós-graduação, extensionistas, pesquisadores de outras universidades), servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, contratados e público em geral.

Monitoramento do quadro Epidemiológico

O monitoramento do quadro epidemiológico consiste em atribuição essencial do Comitê Covid da UFMT. O Comitê continuará a monitorar e informar a comunidade acadêmica sobre as condições sanitárias relativas à Pandemia para garantir o retorno e permanência das atividades de ensino com qualidade e segurança a todos.

Desenvolvimento de aulas práticas na UFMT durante o período de ensino remoto

O pró-reitor de Ensino afirmou que, conforme o disposto na Resolução Consepe nº 174/2021, as aulas que necessitem de laboratórios especializados e/ou as aulas de campo/práticas supervisionadas poderão ser ministradas, quando devidamente aprovadas e autorizadas pelas unidades colegiadas, considerando as recomendações da Comissão Interna de Biossegurança (CIB), e observados os critérios desta resolução, das diretrizes do Comitê Covid-UFMT, bem como os indicativos dos órgãos de saúde municipais, estadual e federal. Observou que, conforme a resolução, as aulas práticas ministradas por meio de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que puderem ser reproduzidas à distância pelos discentes, poderão ser validadas, após avaliação dos planos de ensino  pelos respectivos colegiados de curso.

Ao final, os pró-reitores agradeceram pelo convite enviado às Pró-reitorias, e colocaram-se a disposição para o diálogo com os estudantes, visando a continuidade do processo formativo de forma responsável, de qualidade e com segurança para toda a comunidade acadêmica da UFMT.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30