A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marcou presença na 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024 em Brasília com 46 integrantes. Por 10 dias estudantes-atletas e comissão técnica representaram a UFMT em modalidades como atletismo, badminton, basquetebol, basquete X1, cheerleading, futmesa, natação, valorant e xadrez, de acordo com a Gerência de Projetos Esportivos e de Lazer. O basquete X1 consiste em um jogo de um contra um de cinco minutos ou 11 pontos e o valorant é um jogo tático de cinco integrantes.
A UFMT alcançou resultados positivos como o bicampeonato na modalidade de cheerleading. Desde sua inserção nos JUBs, em 2019, a UFMT esteve presente em todos os pódios, tornando-se referência nacional na modalidade. Este ano teve também premiações inéditas como nas modalidades de xadrez e futmesa também foram destaques na competição. A modalidade de xadrez subiu ao pódio na categoria feminina por equipe, conquistando o terceiro lugar. Já a modalidade estreante da UFMT nos JUBS, o futmesa, surpreendeu com o terceiro lugar na dupla feminina e quarto lugar na dupla mista, tornando a UFMT a terceira colocada entre todas as instituições participantes.
Outros resultados positivos para a equipe da UFMT foi o 4º lugar na modalidade de atletismo nos revezamentos 4x100 e 4x400 feminino, o que garante às estudantes-atletas a possibilidade de pleitear uma bolsa no Edital Bolsa Atleta 2025, por meio do projeto Olimpus do Governo de Mato Grosso. Os atletas e equipe participaram dos JUBs a partir do projeto Esporte Acadêmico da UFMT, realização da Gerência de Projetos Esportivos e de Lazer, vinculada à Coordenação de Extensão, Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).
O desenvolvimento do Esporte Acadêmico também conta com a parceria da Faculdade de Educação Física (FEF) e a Secretaria de Infraestrutura dos Campi (SIC) na cessão dos espaços para treinamento e transporte. Os JUBs uma competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes-atletas como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania pela prática esportiva.
