Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio de suas unidades administrativas, acadêmicas e grupos representativos, divulga uma rica programação de eventos que iniciam nesta sexta-feira (18), enfatizando a necessidade de refletir sobre a atuação e contribuição de pessoas negras nos espaços da Instituição. As atividades integram a programação de aniversário dos 52 anos da UFMT.
Com o tema “Refletir, Transformar e Celebrar”, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e parceiros organizaram uma programação que envolve ações em diferentes formatos, buscando não apenas homenagear as conquistas da comunidade negra na Instituição, como também debater o longo trajeto que ainda precisa ser percorrido em prol de transformações sociais.
“Celebrar este momento é colocar em evidência a população negra, bem como reforçar o papel da nossa universidade como espaços de aprendizagem e de valorização da diversidade étnica e cultural do Brasil”, explica a coordenadora de desenvolvimento humano da UFMT, Jozanes Assunção Nunes.
Atividades acontecem por toda a sexta-feira
Na sexta-feira, (18), o Coletivo Negro Universitário da UFMT (CNUUFMT) promove um dia inteiro de atividades:
8h, no auditório da ADUFMAT - Roda de Conversa sobre vivências Quilombolas na UFMT;
10h30, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) - Visita guiada com os artistas da exposição “À Flor da Pele: Arte Negra no Museu”;
14h, no Centro Cultural - Oficinas de dança afro-brasileiras e quilombolas
14h, no Centro Cultural - Mostra e feira de artesanatos, arte e culinária
18h, no Centro Cultural - Apresentações culturais, poéticas, shows e roda de samba
“É com alegria que convidamos a todas as pessoas a estarem conosco na nossa celebração do mês da consciência negra na UFMT. A nossa programação é aberta para toda a comunidade interna e externa da universidade e contamos com a divulgação e colaboração das pessoas, pois, para além de combater o racismo, as movimentações políticas deste coletivo é pela valorização e reconhecimento das vidas da juventude negra e quilombola”, completa a estudante Lupita Amorim, Coordenadora Geral do CNUUFMT.
Em seguida, dos dias 20 à 31 de novembro, as redes sociais da SGP divulgam os vídeos “Consciência Negra em versos, vozes e danças”. Entre os dias 22 e 25, acontece o III Curso de formação para comissão de heteroidentificação. No dia 22, a palestra "Identidades Negras, ações afirmativas e categorias pardas”, das 8h30 às 11h30; no dia 25, a palestra “as especificidades das ações afirmativas para indígenas e quilombolas”, das 8h às 11h, ambas no canal da CDH.
Como destaque da programação, no dia 25 de novembro, a SGP também apresenta “Trajetórias Negras na UFMT”, produto preparado a partir do relato das trajetórias de servidores técnicos e docentes negros e pardos na Instituição.
E, no dia 29, a entrega da 1ª Edição do Troféu Consciência Negra: homenagem aos servidores da instituição que mais contribuíram para a programação da diversidade através da inclusão do negro na sociedade.