Com o objetivo de aproximar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) da comunidade externa, demonstrando o potencial da extensão como ferramenta de transformação social, além de permitir que docentes, técnicos e estudantes debatam as questões relacionadas ao tema, teve início nesta terça-feira (13) a XIII Mostra de Extensão, com o tema “Pontes para o Diálogo e Humanidade”.
O evento conta com a exposição dos resultados e aprendizados dos projetos de extensão de diferentes áreas, realizadas no saguão, foyer e palco do Teatro Universitário, além de uma rica programação cultural, acontecendo em paralelo com o Seminário de Extensão Universitária – evento em formato virtual para debater aspectos da extensão.
Presente na cerimônia de abertura, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou o papel da extensão como uma via de mão dupla entre a Universidade e a sociedade. “A Universidade produz muitos conhecimentos aqui dentro e a partir da extensão consegue relacionar isso com a sociedade em diferentes esferas e ao trabalhar isso com a comunidade, consegue ampliar estes saberes e trazer de volta para a Instituição algo ainda melhor do que havia a princípio”, refletiu.
A coordenadora do evento e coordenadora de extensão da UFMT, Sandra Jung de Mattos, explicou que a mostra é também uma oportunidade para a comunidade externa conhecer parte do trabalho desenvolvido na universidade. “Todo o público é convidado a participar, interno e externo, para conhecer, debater e até mesmo para ver a possibilidade de novas parcerias e iniciativas”, destacou.
Entre os convidados da comunidade externa estava a professora Luz Marina Coelho, superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Várzea Grande, “é fundamental essa parceria que temos com as universidades como a UFMT, porque temos uma secretaria muito abrangente, com cultura, esporte, lazer e educação trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento social e, portanto, com muitas possibilidades para projetos proveitosos”, afirmou.
Após a cerimônia, o professor Hélder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e Presidente Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, ministrou a palestra de abertura seguindo o tema da mostra e reforçou o papel social da extensão. “O trabalho realizado na extensão da um sentido social para a ciência produzida na Universidade. Cria realmente uma ponte entre nós e aqueles que financiam essas iniciativas, então trata-se de uma aproximação entre sociedade, ciência e conhecimento”, concluiu.
O evento continua até a quinta-feira (15). A partir das 14h da terça-feira e ao longo da quarta-feira, seguem as exposições dos produtos de extensão e apresentações de trabalhos na modalidade de comunicação oral.
A programação completa da mostra está na página do evento.
No Seminário de Extensão o primeiro evento é uma roda de diálogo sobre a Curricularização da Extensão Universitária, a partir das 18h da terça-feira (13). No mesmo horário, na quarta-feira, o tema do debate será "Extensão Universitária e Ações Afirmativas". O encerramento acontece na quinta-feira, também às 18h, com o tema "A cultura na Extensão Universitária".
A programação com todos o links das palestras também pode ser acessada na página da Mostra.