A TV Universidade (TVU), canal 2.1, integrante da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e afiliada da TV Brasil no estado de Mato Grosso, estreia, na próxima semana, dois novos programas que serão exibidos pela emissora para toda a Baixada Cuiabana e ficará disponível na internet a partir do canal da unidade no YouTube. Além do “Proseando”, que estreia na terça-feira (17), às 18h20, a grade contará com o Plantão TVU, boletim de notícias com informações da UFMT, que será veiculado a partir de quinta-feira (19).
São novas experiências em desenvolvimento para compor a nova grade de programação da emissora. A TVU realiza diferentes ações na UFMT para divulgação científica e também interação com a comunidade para integrar o público com a universidade.
A secretária de Comunicação e Multimeios, jornalista Maria Selma Alves, ressalta que a programação em desenvolvimento tem por objetivo apresentar a cultura e ciência produzida no estado em um formato de fácil entendimento e alto poder de engajamento. “A TVU é um forte instrumento de promoção da cidadania e um espaço para experimentação de novos formatos com objetivo de acessar a sociedade mato-grossense e ser um elemento de transformação”, afirma.
Proseando: Conversar sobre transformações
O resultado do trabalho desenvolvido pela TVU e a Secomm está presente de modo destacado em dois programas: Proseando e Plantão TVU. No primeiro, a conversa descontraída é uma marca do novo programa de entrevistas da TVU. Amanda Sampaio, supervisora da TVU, destacou que a equipe da Secomm pensou em dois programas para levar mais conhecimento e informação da UFMT para os espectadores.
“A ideia do programa Proseando é conversar com pessoas que estão à frente de projetos e pesquisas interessantes, transformadores, seja aqui na Universidade ou na nossa comunidade, para que possamos conhecer melhor essas iniciativas”, comentou Amanda Sampaio acrescentando que a primeira temporada será de temas diversificados. São temas relacionados a Cuiabá e que alcançam diferentes assuntos. “Os entrevistados falaram sobre música de coral, um livro sobre mulheres de Mato Grosso, um podcast que conta a história de Cuiabá e do nosso estado, a relação do exercício físico para melhora do câncer, autismo e economia verde”, relatou.
Para a jornalista da TVU e criadora do nome do programa de entrevistas, Laura Meireles, o Proseando é um espaço para ampliar o acesso ao conhecimento. “A estreia do Proseando é uma forma de acessibilizar o conhecimento, não somente o acadêmico, mas também aquele que é produzido no cotidiano. Queremos mostrar para a população que há muitas pessoas engajadas em transformar a sociedade e fazer com que o nosso espaço de convívio seja melhor, mais harmonioso e saudável”, ressaltou a jornalista da TVU.
A ideia do Proseando, que vai ao ar às terças-feiras, é de um diálogo sem formalidade, em uma perspectiva bem cuiabana, como troca de ideias. “Por isso a ideia de uma entrevista quase informal, como uma conversa mesmo”, observa Natália Roseira, jornalista da TVU. O programa possui várias referências à cultura regional e desenvolve-se como conversa livre. “A ideia da nova programação foi trazer um programa no formato de entrevista que deixasse o telespectador à vontade para receber informações de modo mais informal”, comentou Natália Roseira a respeito de como a programação teve a sua concepção.
Plantão TVU: Resumo de oportunidades
A Supervisora da TVU contou que o Plantão TVU será um programa informativo presente ao longo da grade de programação da emissora. “O Plantão TVU é um boletim de notícias que será exibido várias vezes ao longo da nossa programação da TV Universidade, no canal 2.1. A jornalista Natália Roseira fará notas com informações sobre inscrições, eventos e iniciativas dentro da UFMT. É um resumo sobre oportunidades e ações que ocorrem na instituição para que as pessoas possam se informar rapidamente ao assistir à TVU”, relatou.
Natália Roseira, que também é responsável pela concepção e formatação do Plantão TVU, conta que o produto tem uma perspectiva diferente para o diálogo. A proposta do programa é de apresentar as diferentes vozes presentes na UFMT no desenvolvimento de uma ampla gama de ações. “Já o objetivo do Plantão TVU é levar ao telespectador as notícias factuais mais importantes da UFMT, o que acontece no dia a dia”, destacou, reforçando a proposta do Plantão TVU é de ser ágil para alcançar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral.
Novos produtos
A secretária de Comunicação e Multimeios aponta que novos lançamentos ocuparão a grade da TVU e o canal do YouTube em breve. “Para o próximo semestre, estamos trabalhando com o desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, contamos com a parceria de docentes, pró-reitorias e projetos de extensão e estamos prontos a conversar com demais interessados para verificar a viabilidade de novos programas. Queremos que a TVU seja a vitrine da UFMT no Estado”, finaliza.
Os programas da TVU estarão disponíveis a partir do site da UFMT, no YouTube da TVU, Instagram da UFMT e também do Canal 2.1 em tv aberta.
Veja mais:
Confira aqui o vídeo com as instruções para sintonizar o canal