A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu entre os dias 6 e 9 de julho o 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo. Pela primeira vez realizado em Mato Grosso e no Centro-Oeste do país, o evento é considerado o mais importante da modalidade da América Latina. Com a participação de 713 atletas representando 114 clubes de todo o Brasil, incluindo 21 Estados e o Distrito Federal, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) no campus de Cuiabá foi o palco das competições.
Sobre o evento, o diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, professor Tomires Campos Lopes, expressou sua satisfação. Segundo ele, o Troféu Brasil foi um sucesso em vários aspectos, incluindo a presença de um grande público, a oportunidade de apresentar os espaços da UFMT para a comunidade externa e o mundo, e os excelentes resultados dos atletas participantes.
“O evento também abre portas para a realização de futuros eventos internacionais, despertando o interesse do Governo do Estado em promover competições desse porte em Mato Grosso”, afirmou.
Ainda de acordo com Tomires, o COT é a principal ferramenta de desempenho do atletismo de Mato Grosso atualmente. “Como os clubes estão localizados no interior do estado e não possuem pistas sintéticas, o COT se tornou o local preferido para treinamentos visando a melhoria da performance. Isso tem melhorado os resultados obtidos e abre perspectivas futuras para a instalação de um centro de excelência na UFMT”, completou.
Mato Grosso contabilizou 5 medalhas no Troféu Brasil, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze. “Nossos atletas têm um perfil etário muito jovem, então a maioria estava na competição para adquirir esse tipo de experiência. Ainda assim, tivemos destaques no Salto Triplo, nas provas de 1,5, 5 e 10 mil metros e no salto em distância”, explicou o professor.
Com o sucesso do 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo sediado pela UFMT, o evento consolidou-se como um marco importante para o esporte em Mato Grosso e contribuiu para fortalecer a presença do estado no cenário nacional do atletismo.
Leia mais:
Reitor participa da abertura do Troféu Brasil de Atletismo