Com o objetivo de compreender e analisar os elementos que constituem as Ecologias de Aprendizagem no contexto da Educação Superior em Mato Grosso, com foco no uso das Tecnologias Digitais, a tese de doutorado "Tecnologias Digitais e Educação Superior: elementos estruturantes para a constituição de Ecologias de Aprendizagem" investigou os cursos de graduação de duas Instituições Federais de Educação Superior do estado.
O trabalho, defendido na quinta-feira (05), junto ao programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi realizado pela pesquisadora Alessandra Maieski, vinculada ao Laboratório de Estudo sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTece), sob orientação da professora Katia Moroso Alonso.
Segundo a pesquisadora, a investigação explorou, no campo teórico e conceitual, temas como Cultura Digital, Tecnologias Digitais na educação, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como o Moodle e o Metaverso, entre outros. A pesquisa contou com quatro grupos de participantes: estudantes, docentes, coordenações de curso e pró-reitores de graduação.
Os resultados culminaram na definição de três pilares estruturantes para as Ecologias de Aprendizagem. Cada pilar apresenta elementos que contribuem para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais em espaços formais e informais de aprendizagem. Longe da ideia de que elas são uma panaceia educativa que irão resolver todos os problemas educacionais, mas sim pensando-as com intencionalidade no processo de formação.
A banca examinadora foi composta pelos professores José António Marques Moreira, da Universidade Aberta de Portugal; Rosane Aragón, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Evando Carlos Moreira; e Ana Lara Casagrande, ambos do PPGE/UFMT.
Os avaliadores destacaram a qualidade da pesquisa e sua relevância tanto para o campo acadêmico nacional quanto internacional, devido ao caráter inédito da tese.
Além das contribuições teóricas e metodológicas, a pesquisadora apresentou na tese recomendações para as Instituições de Educação Superior, para o fortalecimento das Ecologias de Aprendizagem. Essas indicações visam apoiar os gestores, docentes, coordenações e estudantes no uso das Tecnologias Digitais com intencionalidade nos processos de ensino-aprendizagem, alinhando-se à Cultura Digital do tempo presente.