PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA22 de Junho de 2022

Secri orienta estudantes de mobilidade acadêmica

Luiz Carlos Sayão / Secomm UFMT
Discentes embarcam para países nos próximos meses

A Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou nesta terça-feira (21), a primeira reunião presencial de boas vindas e orientação aos estudantes da Instituição que estarão em mobilidade acadêmica em universidades na Argentina, Colômbia, Uruguai, Portugal e México. Na oportunidade, o secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Lucas Oliveira de Sousa, saudou os presentes e destacou a importância desse momento para os participantes e para a Universidade.

“Hoje é a primeira reunião de orientação e despedida dos estudantes que farão mobilidade acadêmica internacional, no formato presencial, após esse período de isolamento social. Nossa expectativa é muito grande, e desejamos que a partir dessa oportunidade esses estudantes possam encontrar novas possibilidades de vida e carreira, que complementem a formação deles na UFMT”, disse o secretário, complementando que nesses últimos editais de mobilidade acadêmica internacional houve recorde no número de vagas ofertadas,  e que os desafios agora são atrair e preparar os graduandos para estarem participando dessa experiência internacional.

O estudante do sexto semestre curso de bacharelado em Geografia da UFMT, Câmpus de Cuiabá, Astor Trasel Júnior, conta que esta é a primeira vez que sairá do país. Ele estará embarcando para a Universidade de Porto, em Portugal. “As expectativas são altas. Temos que aproveitar as oportunidades que a UFMT nos proporciona. Sempre tive vontade de realizar um intercâmbio, e para isso cuidei de participar das atividades acadêmicas a fim de deixar meu currículo e histórico acadêmico prontos para concorrer e ingressar nessas instituições internacionais”, disse.

Rumo à Colômbia, Willian de Arruda Silva, estudante do sexto semestre do curso de Enfermagem, Câmpus de Cuiabá, não esconde a felicidade desse momento, e conta que se preparou muito para a realização desse intercâmbio. “Estou bastante ansioso, pois venho me preparando desde o primeiro semestre do curso. Dessa vez, vou começar o sétimo semestre na UFMT e terminá-lo na universidade na Colômbia. Cuidei de participar dos eventos acadêmicos, fiz curso de idioma, me preparei para a prova de nivelamento, que foi exigido pela instituição, e deu tudo certo”, enfatiza.

O assessor de mobilidade internacional da Secri, Deberson Ferreira de Jesus, explica que os estudantes dessa reunião de hoje, participaram dos editais 02 e 03 lançados este ano. “Como resultado desses editais, essa é a segunda turma que embarca para mobilidade presencial, pós-pandemia. A primeira aconteceu no início deste ano, mas dessa vez são 55 estudantes que viajarão nos meses de julho, agosto e setembro para mobilidade nas universidades parceiras”, finaliza.

Para mais informações sobre Mobilidade Acadêmica, acesse a página da Secri.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças