A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, participou na manhã desta quarta-feira (14) da abertura da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). O evento, que segue até sábado (16), tem como tema "Reforma Agrária Popular: defender a Vida é combater o agronegócio" e acontece no no estacionamento do Restaurante Universitário (RU).
Toda a participação, que vise proteger o meio ambiente, nossas árvores, nossa jardinagem, a cuidar da nossa climatização é importante para a UFMT. Esta feira acontece pela primeira vez durante a nossa gestão e nós temos um compromisso sério não apenas com os trabalhadores, mas também com a alimentação saudável . É fundamental que todo o movimento de trabalhadores que proveem nossa alimentação esteja próximo na universidade dos nossos pesquisadores”, destacou a reitora.
A JURA também tem como um de seus elementos a a Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária. “ A Feira é a culminância da JURA, um evento que acontece nacionalmente há 12 anos e aqui na UFMT há 7 anos. Fundamentalmente, ele tem o objetivo de integrar a universidade com os movimentos sociais do campo, mostrar o potencial da reforma agrária para a produção de alimentos saudáveis e da produção do MST para a cidade”, explicou o coordenador do evento na UFMT, Eduardo Daflon.
“A expectativa dessa edição é que a gente tenha a participação da comunidade acadêmica, que a gente tenha uma grande quantidade de pessoas da sociedade cuiabana e mato-grossense participando. A gente vai ter eventos acadêmicos, palestras, mesas, debates e à noite o Festival Cultural, que a gente vai ter uma série de shows de artistas regionais. A a gente espera que as pessoas possam vir e aproveitar uma boa comida, um bom momento e poder também curtir a noite o show”, finalizou.
A feira e o festival cultural acontecem durante todos os dias do evento. Ainda nesta quarta-feira, às 15h, será realizada uma mesa para discutir a questão ambiental. Nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, acontece o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, após o café camponês. Já às 15 será realizada uma mesa para discutir a conjuntura nacional.
No sábado (16), será realizado, a partir das 8h, um ato político sobre os 30 anos do MST em Mato Grosso e às 15h acontece a troca de sementes.