Em visita ao campus Araguaia, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, professora Marluce Souza e Silva, participou na manhã de hoje (07) de uma reunião com a professores, estudantes e técnicos-administrativos para dialogar sobre o planejamento orçamentário de 2026.
Marluce destacou a importância de espaços como esse. “É preciso que todos conheçam os procedimentos adotados para que a gente garanta recursos não apenas para obras, mas também de pesquisas, de projetos e demandas de compras e aquisições de todos os tipos de materiais que nós precisamos em nossos laboratórios, nossas salas de aula para que a gente garanta dignidade aos nossos estudantes e melhores condições de trabalho aos nossos servidores”, disse a reitora.
A Pró-reitora do campus Araguaia, técnica Paula Carvalho, e o coordenador de Orçamento e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN, professor Dilamar Dallemole também trouxeram explicações para a comunidade acadêmica. O coordenador reforçou que a gestão da instituição tem se esforçado para ouvir as bases e definir as estratégias e prioridades, e que em breve os conselhos superiores devem iniciar a eleição dos membros de cada campus e classe para compor a Comissão Mista do Orçamento.
Durante o encontro, que durou cerca de duas horas, os professores Ivairton Santos (ciência da computação), Odorico Cardoso (letras) e Dionatas Hoffmann (engenharia civil) utilizaram a fala para apontarem a reitora situações específicas das unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia que eles desejam que seja prioridade no próximo orçamento.
A estudante do curso de direito Júlia Ribeiro usou o espaço de fala para apontar os problemas de acessibilidade que a UFMT Araguaia enfrenta atualmente e pediu que a reitora olhasse com cuidado para o campus e investisse em ações e obras que garantam a participação de todas as pessoas.