Professor Tomires Lopes dirigirá unidade até 2025
O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, deu posse ao professor Tomires Campos Lopes nesta sexta-feira (12) como diretor da Faculdade de Educação Física (FEF). O mandato do docente vai até fevereiro de 2025.
"A Faculdade de Educação Física tem a missão singular de promover a formação de profissionais para atuar tanto em prol da sociedade quanto para desenvolver pesquisas que impactem a todos. Para além da academia, a FEF tem um relevante trabalho social a partir do acolhimento e capacitação de crianças e jovens na prática esportiva e que necessita do apoio da Administração Superior para que a unidade desenvolva com excelência todas suas atividades", afirma o reitor.
Segundo o novo diretor, sua tarefa é administrar um amplo e extenso espaço de atividades acadêmico científico composto pelo parque aquático, quadras externas, ginásio de esporte e o Centro Oficial de Treinamento (COT). "O desafio é conciliar as atividades de extensão universitária, que possui como marca a gratuidade de suas ações, com as demandas da sociedade para utilização dos espaços de práticas esportivas", explica o docente. A Faculdade de Educação Física desenvolve uma série de ações gratuitas, como as escolinhas de esporte, e atende a comunidade que busca o uso dos espaços para realização de prática desportivas, por meio de editais públicos.
"Procurarei acolher, discutir e apoiar ações do segmento acadêmico para assumir os encaminhamentos definidos pela coletividade nos fóruns pertinentes de discussão. Além disso, tenho como proposta, favorecer a integração entre a extensão, a pesquisa e o ensino no âmbito da unidade, ampliando as ações da Supervisão de Esportes para absorver estudantes e professores da graduação e pós-graduação", explica o docente, que já está intensificando contatos com a reitoria, pró-reitorias e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) para atendimento das demandas atuais da unidade.
Minicurrículo
Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o docente possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e graduado em Educação Física. É especialista em Educação Física Escolar e em docência do Ensino Superior Além disso, é presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, árbitro da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), Delegado Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e árbitro de atletismo, atuando no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, Open de Paratletismo em 2016, na Olimpíada Rio 2016 e Paralimpíada Rio 2016.