O Projeto de Extensão Re-laborar, vinculado ao Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e realizado em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) está com inscrições abertas para o atendimento coletivo de trabalhadores com foco no acolhimento, bem-estar e saúde nas relações de trabalho. A atividade é gratuita, sem limite de idade, e destinada à comunidade interna e externa à UFMT. Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Câmpus de Cuiabá.
A coordenadora do projeto, professora Maria Aparecida Campos, explica que essa atividade objetiva possibilitar abrir espaço de fala e escuta aos trabalhadores, propondo reflexões e percepções acerca da dinâmica do trabalho e suas interfaces.
“Na montagem do projeto Re-laborar, iniciado em 2018, levamos em conta os altos índices de adoecimento de trabalhadores no mundo. De lá para cá, temos promovido debates e discussões acerca das possibilidades de ação no trabalho para além das que são adotadas no cotidiano, potencializando e ampliando o poder de agir dos profissionais individual e coletivamente”, disse a professora.
O Re-laborar tem acontecido na UFMT junto aos servidores técnicos e docentes, e pela primeira vez abre as portas para a comunidade externa à instituição. Os encontros e conversas são mediados por estagiários do último ano do curso de Psicologia com acompanhamento da supervisão acadêmica.
A participação no projeto é voluntária e não envolve riscos pessoais. A primeira reunião está prevista para acontecer no próximo dia 07 de julho, e as inscrições podem ser realizadas no link.
Outras informações podem ser obtidas no e-mail projeto.relaborar@gmail.com.