Com o objetivo de informar crianças e adultos sobre carrapatos e os perigos que eles podem representar para saúde humana e animal no contexto rural, o projeto MT Ciência, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou as “Tirinhas de Parasitologia: Carrapatos”, nova publicação da coleção Ciência Divertida.
No material, já disponível de forma gratuita no site do projeto, são explicadas também as diferenças entre carrapatos e insetos, suas fases de desenvolvimento, algumas formas de controle e os riscos que eles podem representar em criações de animais.
“A proposta é levar um conhecimento científico para o público infantil. Às vezes a gente subestima os pequenos, mas eles aprendem de forma muito intensa o que é passado pra eles, mesmo conceitos técnicos, se fazemos isso com uma linguagem acessível”, explica um dos autores, professor Evaldo Pires.
Apesar do formato de quadrinhos, a publicação também pretende alcançar o público adulto, principalmente para produtores rurais, que podem se beneficiar das informações técnicas no dia-a-dia.
“O Ciência Divertida é uma série do projeto MT Ciência onde buscamos produzir material de divulgação científica destinado à educação infantil. Atualmente são duas publicações com o personagem Zé Brás, sobre carrapatos e sobre mosca-dos-chifres, mas o projeto tem várias outras coleções, como o 'Pequenos Cientistas', que também é voltado para o público infantil e as 'Fichas Técnicas'”, concluiu.
O MT Ciência é um projeto do Câmpus de Sinop que tem o foco de aproximar a universidade da sociedade, transformando o conhecimento acadêmico em informações que podem auxiliar na vida de todos. Além da editora, o projeto oferece consultorias e cursos em diversas áreas.