A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) promoveu a elaboração de um painel com informações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado em outubro pelos Conselho Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O documento contou com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil e representou a consolidação das metas da Universidade para os próximos anos como instrumento de planejamento e gestão.
O Painel de Informações do PDI 2024-2028, está disponível no site da Proplan com o objetivo de apresentar, de forma clara e concisa, alguns dos principais tópicos do PDI. É uma ferramenta voltada para estimular a maior visibilidade ao documento, como ferramenta de transparência ativa, além de ser um instrumento de monitoramento das metas almejadas para seu período de vigência. O PDI aborda ações para os eixos de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e Gestão.
Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, a Universidade tem avançado em cada novo PDI, a fim de torná-lo mais estratégico e indicador de uma visão global de Universidade de médio e longo prazo. “Partindo disso conseguimos atribuir projetos e programas que ensejam uma instituição sólida que atenda as demandas da sociedade. Esse PDI foi bem trabalhado com consulta à sociedade, nos mais diversos segmentos, a fim de termos a orientação nossa visão estratégias, e irmos ao encontro das demandas sociais”, destacou.
O pró-reitor de Planejamento, Roberto Perillo, enfatizou que o painel tem como objetivo ampliar a divulgação e a transparência do principal instrumento de planejamento da UFMT, que é o PDI. "Para além de conhecer o conteúdo do plano, visa-se modernizar o acompanhamento em relação ao cumprimento das metas previstas, o que contribui para a melhoria da governança da instituição. Assim, qualquer cidadão conseguirá acompanhar o cumprimento e o andamento das ações executadas, de maneira contínua. Lembrando que o monitoramento do PDI é realizado trimestralmente", pontou o pró-reitor.
Há no documento dados a respeito do método de elaboração e documentos de referência, o perfil institucional, a organização didático-pedagógica, educação a distância, cursos, perfil dos docentes, técnicos e discentes da UFMT. A elaboração documento aconteceu de forma democrática, propiciando a contribuição da comunidade interna e externa em diferentes momentos, por meio de audiências e consultas públicas com 18 objetivos monitorados por 42 indicadores.