O Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza na próxima terça-feira (22), às 14h, na lagoa do Jacaré, em Várzea Grande, ação para celebrar o Dia Mundial da Água. O evento faz parte do subprojeto Educação Ambiental nas Escolas e contará com a participação de alunos, professores e comunidade.
A Lagoa é uma área de preservação ambiental, e está localizada na região do grande Cristo Rei. De acordo com a docente do PPGRH e vice-coordenadora do Projeto de Extensão, professora Daniela Maimoni de Figueiredo, a área sofre com a poluição por esgoto e lixo.
Na programação em alusão ao Dia Mundial da Água, a professora e membro do Projeto de Extensão, Selma Nunes, conta que os estudantes da Escola Estadual “José Leite de Moraes”, realizarão um estudo da biodiversidade da Lagoa. “Os alunos serão divididos em grupos para participar de inúmeras atividades como o levantamento dos seres vivos da localidade e a coleta da água para uma análise. Na oportunidade faremos rodas de conversas e entrevistas com moradores para perceber quais as relações deles com os seres vivos ali existentes e os impactos do lixo e do esgoto”, complementa a docente.
Comunidade envolvida no Projeto
A professora Daniela Maimoni de Figueiredo comenta que desde 2016 o PPGRH vem realizando atividades na região da Lagoa do Jacaré, mas o Projeto de extensão nasce em 2021 com alguns parceiros e apoio da comunidade do entorno da região.
“O Projeto envolve toda comunidade do entorno da Lagoa. Nosso objetivo é a revitalização da área, e quem sabe torná-la em um parque. Temos com parceiros a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, o Ministério Público Estadual, com a Vara de Várzea Grande e o UNIVAG”, diz a docente.