PORLiz Brunetto
Bolsista, com supervisão da Gerência de Imprensa

DATA07 de Outubro de 2020

Ciências

Projeto do PPGRH ganha depósito de patente

Projeto de patente foi desenvolvido no Programa de pós-graduação em Recursos Hídricos da UFMT Arquivo
Equipamento foi criado em trabalho para conclusão de Mestrado

Equipamento desenvolvido como parte de trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós- graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da Universidade Federal de Mato grosso (UFMT) teve sua patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O “Módulo de Monitoramento de Micromedição de Água Sob Abastecimento Intermitente” consiste em monitorar o volume de água consumido em residências, sem a interferência da influência dos bolsões de ar nos hidrômetros, instrumento de medição usado em larga escala para medir o consumo de água.

Os bolsões de ar são comuns em sistemas de abastecimento de água que operam com intermitência, ou seja, com interrupções ou intervalos, como acontece no abastecimento de água de Cuiabá. “O equipamento pode auxiliar nas atividades de agências de regulação, de empresas do setor de saneamento, além de auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pode auxiliar na tomada de decisão a cerca de implantação de intermitência, de ações de cobrança adequado dos usuários, de medidas de controle de perdas, entre outros”, explica o professor Welitom Ttatom Pereira da Silva, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).

O abastecimento intermitente pode causar erros de leitura, devido à interrupção e posterior retomada do abastecimento de água, o que forma os balões de ar nas tubulações que passam pelos medidores, provocando a submedição ou sobremedição, isso significa dizer que os valores pagos pelos consumidores podem não ser compatíveis com o consumo real, podendo ser maior ou menor. O equipamento desenvolvido permite identificar se nesse tipo de abastecimento o hidrômetro erra ou não, e se erra, por quanto erra.

O equipamento foi desenvolvido dentro do Laboratório de Hidráulica (LABHID) da Instituição, a avaliação considerou uma rede de abastecimento de água piloto, isso significa que as condições eram controladas. Para se tornar um produto comercializável no mercado serão necessárias algumas adaptações que tornem o produto mais robusto e, portanto capaz de enfrentar as adversidades de um ambiente não controlado.  “Infelizmente, não temos uma previsão para comercialização no mercado, temos interesse em continuar a pesquisa agora focando na transformação do Módulo em um produto de mercado e parceiros ou interessados são bem vindos”, finaliza o docente.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!