A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Ministério da Cidadania firmaram parceria para a execução do Programa Segundo Tempo com atividades para alunos de escolas públicas da educação básica e também para estudantes universitários. O plano de aplicação dos dois ramos do programa prevê a disposição de quase R$ 300 mil para o projeto. Ao todo, até 400 pessoas podem ser beneficiadas durante a execução do projeto que está condicionada a liberação de órgãos de biossegurança.
O projeto conta com dois ramos direcionados a públicos complementares, mas com atividades diferentes. O programa Segundo Tempo padrão oferece aulas de natação e polo aquático para 100 crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos que sejam estudantes de escolas públicas prioritariamente. O outro ramo é o programa Segundo Tempo Universitário direcionado para discentes da Universidade Federal de Mato Grosso de modo prioritário. Para este grupo as modalidades são Ginástica, Badminton, Voleibol, Danças e Grupo de Corrida.
A coordenadora do Programa Segundo Tempo padrão, Paula Soares Francisco, explica que o objetivo do programa é democratizar o acesso à prática e à cultura da natação e do polo aquático de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como forma de inclusão social e formação humana. Ela conta que serão três turmas atendidas nos períodos matutino e vespertino. Paula Soares Francisco conta ainda que as turmas do Segundo Tempo Universitário terão aulas com a frequência de 2 vezes semanais, com 1h30min em cada encontro. “Todos os materiais esportivos já foram adquiridos”, pontua a coordenadora.
Os dois núcleos estão sob a coordenação da Faculdade de Educação Física (FEF) com a previsão de inscrições e aulas para 2022. As inscrições, em data a ser divulgada posteriormente, serão gratuitas e presenciais na FEF. “A previsão de inscrições está na primeira quinzena de fevereiro e a previsão de início das aulas em março”, disse Paula Soares Francisco. A direção do projeto informa que o início das atividades está condicionado à liberação da Comissão de Biossegurança da Faculdade de Educação Física. Para conhecer mais do programa estão disponíveis o e-mail pstufmt@gmail.com e o perfil do Instagram do projeto.