Entender como se deu a concepção literária da obra de Mário de Andrade é o que embasa o novo livro da professora aposentada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Os caminhos entrecruzados do desejo. Histórias de um desejo maior: manuscritos de Contos novos de Mário de Andrade”, será lançado no próximo dia 7, às 18h, na Biblioteca Estevão de Mendonça, na região central de Cuiabá. O evento é aberto e gratuito a todos.
A autora Rosemary Affi Santos Costa, conta que a obra é resultado de quase dez anos de estudos e é publicada pela Pontes Editores. “Iniciei as pesquisas no ano de 1995, no mestrado, e segui no doutorado. Na UFMT e no Estado essa pode ser uma pesquisa inédita, pois atuei com a Crítica Genética, que é um conjunto de manuscritos dos anos 1920 e 1950. Analisei nove contos em um dossiê composto de 301 folhas”, explica.
A professora aposentada conta ainda que levou em consideração inúmeras características dos manuscritos. “As marcas deixadas nas versões caracterizam o processo de criação. Sinais de leituras possíveis aparecem entre aquilo que o pesquisador deduz ser e o que está aí pronto. Rasuras de acréscimo, de substituição, de supressão mostram uma mente na luta entre o dito e o dizer (des)dizer”, ressalta a pesquisadora.
A organização dos estudos para concepção do livro foi realizada em temas. “Entre os contos, fiz dois recortes temáticos, sendo quatro contos em primeira pessoa do singular, que têm a ver com as fases de crescimento do indivíduo, pois se trata de contos autobiográficos”, destaca a professora, finalizando que os contos revelam, na sua gênese, o trajeto do escritor Mário de Andrade na procura da expressão justa, da palavra exata, para realizar seu desejo.