Mais de três mil itens já foram entregues ao mutirão de recolhimento de mobiliários, equipamentos de Tecnologia da Informação, eletroeletrônicos e de refrigeração, conduzido pela Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) desde o dia 1 de agosto. Até esta quarta-feira (10), 35 unidades foram visitadas pela equipe da Gerência de Patrimônio e a previsão é encerrar a ação apenas no dia 17.
De acordo com o Pró-reitor da pasta, Adriano Aparecido de Oliveira, o recolhimento é uma demanda institucional que também visa otimização de recursos. “Esta ação além de atender vários diretores quanto ao recolhimento de materiais inservíveis e ociosos, também busca otimização de recursos, visto que aqueles materiais que puderem ser aproveitados serão disponibilizados a outras unidades por meio de Reuse”, afirmou.
Até o momento, 2341 itens de informática e 1135 de mobiliário já foram levados para o depósito da Gerência de Patrimônio, que conduz a ação em parceria com a Gerência de Transporte e a equipe da Área Verde.
“Estamos indo em todas as unidades que responderam ao ofício-circular 10 da Proadi, com o nosso formulário para anotar o número de patrimônio dos itens e dar baixa neles. Os mobiliários que ainda têm utilidade serão reparados e colocados no sistema de Reuse, para que fique disponível para outras unidades”, explica Kely Amorim da Guia Santos, da Gerência de Patrimônio.
Também faz parte da iniciativa a Secretaria de Tecnologia da Informação, que irá receber os materiais de informática para avaliação, desmonte, recuperação e montagem de novas máquinas com as peças que ainda tiverem vida útil.
“Para os equipamentos e mobiliários que não puderem mais ser aproveitados, vamos montar um processo e destinar para organizações que tenham interesse em reformá-los, ou que façam o descarte correto, conforme nosso banco de dados”, completou Kely dos Santos.
O descarte correto é importante para todos os itens, principalmente equipamentos eletrônicos antigos, com componentes que podem contaminar o ambiente, com os monitores de raios catódicos.
Já participaram da ação o Musear; o Serviço de Psicologia Aplicada; o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional; o Biotério; o Cempas; as Pró-reitorias de Cultura; Extensão e Vivência e de Assistência Estudantil; o Escritório de Inovação Tecnológica; o Escritório de Projetos e Processos; o Restaurante Universitário; a Coordenação de Administração Escolar; os Institutos de Linguagem, Educação, Física e Ciências Exatas e da Terra; e as Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Comunicação e Artes, Economia, Educação Física, Geologia, Arquitetura, Engenharia e Tecnologia e Agronomia e Zootecnia.