A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou a programação cultural da Plataforma Virtual desta semana. A cada dia, uma novidade será publicada na plataforma, com o objetivo de manter a relação com o público, durante o período de pandemia.
Nesta segunda-feira (27) o Ateliê Livre de Arte da UFMT apresenta a exposição Corpo: Lar Temporário. O percurso expositivo está organizado em cinco salas temáticas para facilitar a apreciação e fruição dos visitantes. A ação é organizada pela residente Lívia Bertges, trazendo a reflexão de que “o corpo é uma paisagem sem ¬fim”.
Na terça-feira (28), a partir das 19h30, a Temporada de Filmes Online exibe oito curtas de realizadores do Coletivo de Audiovisual Negro Quariterê, formado por afrodescendentes que atuam como produtores e entusiastas do audiovisual no estado. As produções discutem temáticas relacionadas às questões raciais e suas interseccionalidades, que agravam preconceitos. Entre os filmes estão “Como ser racista em dez passos” e “Sob os pés”.
Na quarta-feira (29), a Cultura e Vivência da UFMT trás a vida e a obra de Gonçalo Luis Arruda para o centro das discussões. O pintor e desenhista é um dos representantes da terceira geração de artistas matogrossenses que tiveram um árduo trabalho para situar a arte centroestina no país.
Na quinta-feira (30), a plataforma Cultura e Vivência da UFMT apresenta o Making Off¬ do filme documental “Mata Grossa”. A obra trata sobre mulheres de MT e propõe um resgate da memória feminina do estado. Será possível conhecer 13 mulheres que com sua coragem ajudaram a construir a parte mais desconhecida da nossa história. A direção é de Tati Mendes e Amauri Tangará.
Na sexta-feira (31), o projeto #PelosCampusdaUFMT divulga o evento Integra ICBS, que proporcionou palestras, o¬ficinas e debates, de modo interdisciplinar integrando os cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Contou com agenda acadêmico-cientí¬ca e cultural, no Campus do Araguaia. As ações da Universidade Multicampi “Mato Grosso adentro”, são divulgadas semanalmente pelo projeto.
No sábado 01 de agosto, o Coral UFMT relembra o espetáculo Planeta Sonho, realizado com crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil no ano de 2007. O show foi o resultado de todo um trabalho realizado ao longo daquele ano e trouxe a abordagem do tema diversidade de cores e matizes existentes no nosso planeta.
E, no domingo 02 de agosto, a Orquestra Sinfônica da UFMT (OSUFMT) lança o 4º curso da Academia da Orquestra Sinfônica. O programa, em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica em música orquestral, oferecerá ofi¬cinas e mentorias em instrumentos como violino, viola de arco, clarineta, trompete e trombone, enquanto atividade de extensão que no momento se dará em formato online devido à realidade de isolamento social, porém, com o forte propósito de aproximar o conhecimento superior representado nas universidades, dos níveis escolares fundamentais.
Confira todas as apresentações e eventos na plataforma virtual.