A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tornam pública a abertura do processo de seleção para o Programa de Monitoria Inclusiva. Serão aceitos cadastros de estudantes de graduação presencial, regularmente matriculados do Câmpus do Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online, até o dia 27 de fevereiro.
Como mecanismo de democratização do acesso ao documento, o edital está disponível em três formatos: escrito, em áudio e também traduzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação visa atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e ou superdotação/altas habilidades.
Aos que necessitam dos formatos inclusivos, basta acessar o canal do NAI no youtube e localizar o vídeo Edital Nº03/2022 - Programa Monitoria Inclusiva (TRADUÇÃO EM LIBRAS). Como também conferir o material da Página do Núcleo.
O coordenador do NAI, Túlio Gontijo, ressaltou que a participação de estudantes de diferentes cursos e condições sociais da UFMT pode significar uma transformação na percepção profissional de cada um. “A Universidade forma diferentes profissionais e cidadãos, a monitoria também pode cumprir esse papel de oferecer uma formação mais sensível às necessidades de acessibilidade na sociedade”, afirmou o coordenador.
Monitoria Inclusiva
A monitoria inclusiva não visa substituir a monitoria pedagógica. Uma vez que priorizará o desenvolvimento de atividades coletivas, não tendo por objetivo substituir outros programas de apoio ao discente já existentes na universidade.
No decorrer do percurso acadêmico, alunos com deficiências podem apresentar necessidades educacionais específicas. De maneira que elaborar programas de inclusão, possa minimizar barreiras e colaborar com a permanência e êxito na formação de todos.
Os monitores serão distribuídos conforme as necessidades das unidades acadêmicas, cabendo ao NAI o acompanhamento das demandas relacionadas à inclusão de estudantes com deficiência. E à PRAE o acompanhamento das demandas relacionadas à inclusão de estudantes indígenas e quilombolas. Poderão se candidatar estudantes voluntários e bolsistas.
Segundo o cronograma divulgado no edital, o resultado da seleção será publicado no dia 11 de março, com a convocação dos selecionados a partir do dia 14. A capacitação e treinamento dos monitores acontecem de 16 a 18. A distribuição dos monitores, execução e acompanhamento das atividades, a partir de 04 de abril.