A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou o edital 06, referente ao processo seletivo para a concessão suplementar de alimentação a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais e beneficiados com auxílio moradia que comprovem atividades acadêmicas nas cidades dos Câmpus que estejam matriculados.
"O acesso à universidade, por meio do SiSU [Sistema de Seleção Unificada], facilitou o ingresso de muitos alunos vindos de outras localidades, muitos destes sob condições de vulnerabilidade socioeconômica. Para que possam manter-se estudando, a UFMT concede, por meio da Assistência Estudantil, o auxílio moradia e subsídios para alimentação. Com a pandemia e a necessidade de suspender o ensino presencial, estes estudantes que não puderam voltar para seus locais de origem e continuam no município onde estudam, embora sem aulas presenciais, têm a necessidade de receber suporte adicional", explica a vice-reitora, professora Rosaline Lunardi.
Os estudantes ao qual o edital é dirigido devem se inscrever a partir desta quinta-feira (11), a partir da abertura de processo SEI, no tipo "PRAE – Suplementar de alimentação (Câmpus)". Nele, deverá ser preenchido o formulário "SEI - PRAE - SUPLEMENTAR DE ALIMENTAÇÃO (Câmpus)" e anexada a declaração de que possui renda familiar inferior a 1,5 salários mínimos per capita e a justificativa de necessidade da permanência, com indicação de no mínimo dois períodos semanais, em horário compatível com o horário de seu curso, em que poderá receber visitas de verificação.
"A UFMT, com a preocupação de garantir as condições de estudo para aqueles atendidos pelo programa de auxílio moradia, faz uma chamada pública para aqueles que permanecem nos municípios dos Câmpus onde estudam, para que, se tiverem necessidade, possam receber o auxílio suplementar de alimentação. Assim, com auxílio moradia, auxílio alimentação, acesso à internet e fornecimento de computadores, a UFMT colabora com a redução de iniquidades no acesso e na permanência dos estudantes em situações de maior vulnerabilidade socioeconômica", finaliza a vice-reitora.
A submissão ao edital termina no dia 17 de março. A situação dos estudantes será publicada em lista na página eletrônica da Prae e das Supervisões de Assistência Estudantil (SAEs) em até 15 dias após a tramitação do processo. Os estudantes indeferidos terão dois dias úteis para interpor recursos após a publicação do resultado.